4 de agosto de 2005

Não é neblina, é fumo!



Assim foi hoje de manhã. Enquanto uma voz sorridente anunciava na rádio «bom tempo», eu tinha diante de mim indícios de um cenário dantesco: toda a cidade do Porto coberta pelo fumo proveniente dos fogos florestais que devoravam aquilo que resta dos bosques do distrito mais incendiário de Portugal.

Continuamos, Verão após Verão, a provocar alegremente o fogo nas matas por todo o país. A tragédia é anunciada pela manhã com o eufémico «bom tempo» e é-nos servida como grande espectáculo pelas televisões ao entardecer.

Miserável esta terra que se deixa arder e a ficar a ver.

21 comentários:

monica disse...

E ao fim do dia? É um ar doentio, só me ocorre isto, o tempo está doente. É só cá no Porto? Não me lembro de ouros anos passar o Verão a sentir este cheiro de madeira queimada todos os dias a entrar-me pela sala - agora sentou-se no sofá e prali ficou. Ao princípio assustei-me, agora já não ligo. E a cor do fim de tarde? Amarela? E o sol? Uma bola vermelha no céu esfumado?

Cenário pós-nuclear... Será isto o princípio de alguma coisa? De uma era? Portugal arderá até ao último galho? Sirenes passam ao fundo, é o centro da cidade, para onde irão?

Estou assustada hoje, a valer. Tive uma visão de um país queimado, deserto, amarelo, sem brisa, até ao sufoco. Eu queria deixar este país aos meus filhos.

Mendes Ferreira disse...

ressalva:não é a terra que se deixa arder. é quem nos desgoverna que a obriga a arder. pela incúria , pela incompetência, pelo laxismo,pela ignorância....pela in-cultura...somos nós que não nos levantamos para dizer Basta. Quanto a fotografia...fotografa a beleza perversa e como sempre fá-lo à Carlos Romão: sensivelmente.!

Assumida Mente disse...

De facto, torna-se assustador este cenário. Depois de consumido no coração dos seus espaços verdes. Com pouco mais por onde arder, este fogo e este fumo invadem as cidades de uma forma impossível de ignorar!...
Hoje de manhã, à quinta vez que ouvi as vozes que se cruzavam comigo na rua dizer "o ar está irrespirável", perguntei-me se o tempo em que nos degaliaremos por um pouco de oxigénio está assim tão longe... temo, sinceramente, pela resposta!

Pedro Estácio disse...

Olá Carlos,

Espero que as férias tenham sido boas ;)!!!

Pois é verdade, o fumo hoje estendia-se desde o Norte ao Sul do Porto!! Uma autêntica cortina de fumo!

Infelizmente é este cenário dantesco que estamos a semear, deixando um país de terra queimada aos nossos filhos! Dramático!

Ainda assim, seja muito bem-vindo de volta. Já me fazia faltas as fotos (5*) surpreendentes! :)

Um abraço

Eterna Descontente disse...

E à tarde a luz tornou-se única. De uma intensidade e de um tom como nunca vi na vida. Fazia lembrar uma velha fotografia a preto e branco, amarelada, escurecida pelo tempo. Captei algumas, belas, imagens, com a minha máquina fotográfica, que coloquei no meu blog. Para quem quiser, fica aqui o endereço

http://easfadastambemseenganamnocaminho.blogspot.com/

PS: Ah, e parabéns pelo magnífico blog

Juan disse...

hace un mes estuvimos en Porto, ciudad maravillosa... también nos recibió una lluvia de cenizas, y una bruma amarillenta daba un aspecto subrealista a la ciudad. Me gustó mucho Porto y me gustaría poder ir a vivir un tiempo a esa tierra hermosa que es Portugal

Saludos de un argentino desde Amsterdam

Anónimo disse...

Boa tarde; espero que as férias tenham sido prazeirosas.
De facto este cenario é dantesco. Trago os meus olhos cheios de lágrimas ... não sei se choro por as arvores que arderam se por a alergia ás suas cinzas...seja como for o meu corpo não aceita aquilo que a minha mente repudia.
Soluções? toda a gente as sabe.Como disse alguém que ouvi na rádio todos somos óptimos primeiros ministros mas ninguém quer ser administrador de condominio do seu proprio prédio.
Só nos resta a fé num futuro menos louco...
saudacoes interneticas
asc

MYXPlus disse...

É muito triste o que estamos a passar, no País.
Também podem ler este post que o assunto é o mesmo só muda mesmo a cidade: http://www.comyxtura.blogspot.com/2005/08/caiem-cinzas-em-leiria.html

Nina disse...

hermosas fotos, hermoso lugar felicitaciones por tu web

espumante disse...

Desde onterm a tarde que a "grande Lisboa" está assim também. Os carros cheios de fuligem da noite e uma neblina imensa de Cascais à outra margem do Tejo.
É trágico, é miserável, é vergonhoso...

Planear disse...

É realmente triste olhar a cidade do Porto coberta por uma cortina de fumo e um calor de 40º...
Eu tive de limpar as cinzas que caiam do céu e que se acumularam no meu carro...
Entretanto o dinheiro que se devia investir nestas situações já previsíveis está a ser dirigido para o TGV e a OTA.....

Anónimo disse...

read your blog, think you'd be really interested in this website

Anónimo disse...

Os incêndios no Verão são tão inevitáveis como os comentários do Gabril Alves na televisão.

A verdade é que não me lembro de Verão sem fogo. Pelo contrário! Sempre que sinto o cheiro a mata queimada e a luz do sol amarelecida, invade-me um misto de preguiça e excitação que me diz que é Verão e que finalmente posso passar o tempo a tomar banho no Mondego e divertir-me até à exaustão.

É escusado. Vamos ser um imenso e árido Alentejo.

th disse...

O dia hoje está melhor, o País não...benvindo, como vês eras esperado com ansiedade, abraço, th

Avidez disse...

Partilho da mesma tristeza:(

guevara disse...

Vou já embora!
É que fujo já!

que arda tudo, que tudo se renove...
se n consegues vencê-los, junta-t a eles!!!

...bem regressado...

=)

joana disse...

O que me causa mais revolta é saber que por detrás destes incêndios está uma mão criminosa que deve, de longe, assistir com prazer à destruição da natureza.

Cor_e_Forma disse...

Todos temos alguma coisa a dizer sobre isto.
Eu também escrevi,

http://coreforma.blogspot.com/

abrindo uma excepção pois o meu blog não tem veleidades de ser "de opinião"
E o que podemos fazer?

Milocas disse...

Espero que tenhas tido umas férias fantásticas, e que venhas renovado de energias, para nos continuares a brindar com os teus "olhos" :) beijinhos ****

trintapermanente disse...

muito tipico

Anónimo disse...

Tou triste...esta sua foto podia bem ser tirada hj 2005/ago/23.... hj tá igual....
asc