06 abril 2010

A cidade vista da Torre dos Clérigos - I

clique para aumentar

















No primeiro plano, paralela à base da imagem, está a Rua das Carmelitas; a oblíqua é a rua de Cândido dos Reis. Ao fundo, no horizonte, da esquerda para a direita (se clicar na imagem, ampliando-a, verá melhor), estão as torres da Igreja da Lapa e, minúscula, a da Igreja Paroquial da Senhora da Conceição. Mais adiante vêem-se os plátanos da Praça do Marquês de Pombal; à frente destes está o edifício do Jornal de Notícias seguido da torre do edifício O Lar Familiar, em Gonçalo Cristóvão, e do Hotel D. Henrique. O prédio amarelo é o da Cooperativa dos Pedreiros, na Rua da Alegria. Mais à direita vê-se o arvoredo do Parque de S. Roque. Por último, erguendo-se sobre o perfil das serranias de Valongo está o edifício de um hotel, no Campo 24 de Agosto.

4 comentários:

pbl disse...

O Carlos Romão não quer pensar no desafio de uma super panorâmica do Porto?
Se quiser pensar nisso, apite.

Anónimo disse...

A verdade é que não me lembro se já lhe disse que gosto imenso do seu blogue, do mesmo jeito que gosto da cidade do Porto.

A parte da cidade que eu mais gosto é a Baixa, embora eu também adore a Ribeira. Mas a Baixa tem algo especial que faz que fique apaixonada.

Gostava de ir morar lá.Tem muita sorte por poder viver na Cidade Invicta.
Um blog muito interessante, parabéns.

abraço desde Galiza!

Elena

Duarte disse...

Dados que só tu os podes ver, como a minha imaginação... oteando desde a melhor das atalaias...
Uma cidade imensa... mente bela, que apaixona, "enamora"! É a nossa terra.
Abraços

maria mamede disse...

Parabéns meu Amigo, muitos Parabéns!
Lê-lo, é pessear consigo pela minha/nossa Cidade, sempre surpreendente...é, a cada vez, uma lição de História, de Geografia e de Amor.
Bj.
M.M.