18 maio 2017

Luz e sombra no Largo dos Lóios


Foi o uso dado a este espaço urbano ao longo do tempo que ditou o seu traçado irregular. Com efeito, o largo tem origem num arruamento que ligava a entrada da muralha românica, então existente ao fundo da actual rua dos Clérigos e denominada de Santo Elói, à rua do Souto, que hoje conhecemos como sendo dos Caldeireiros. Essa rua, chamada de Mendo Afonso, desapareceu no século XVII quando no seu lugar foi aberto um terreiro, que está na origem do que conhecemos hoje como Largo dos Lóios, aqui representado num destes dias de Primavera marcados pelo vento e pelo sol brilhante.




4 comentários:

Professor Pedro A. C. Teixeira disse...

Olá Carlos Romão, fraterno amigo.
Qualquer elogio às fotos seria como malhar em ferro frio, pois todas estão ótimas, belíssimas, mas a que mais me chamou a atenção foi a terceira e derradeira imagem. Retrata bem os prédios, com o brilho especial do Sol, contrastando com a sombra abaixo. O prédio da MBM, mais escuro e enegrecido em suas sacadas, como dizemos aqui no Brasil, dá um destaque significativo no todo de cores leves. Muito lindo. Há ao que me parece um monumento em aço, que tanto me chamou a atenção que eu fui “campear” (procurar) na Internet sobre tal. Encontrei varias fotos, inclusive à noite, todo iluminado. Maravilhoso! Há algum significado ou é apenas uma bela ornamentação do Largo.
Caríssimo amigo, sempre com elevada estima e consideração, deixo um abraço, lembrando que a expectativa, que por duas vezes foi anunciada da provável renúncia do FORA Temer, não aconteceu, dependemos agora da Suprema Corte. A maioria espera ansiosa.

Carlos Romão disse...

Muito obrigado Pedro Teixeira.
A estrutura metálica do Largo do Lóios, faz parte de um conjunto de instalações com que se pretendeu comemorar o 20º aniversário, em 5 de Dezembro passado, da classificação do centro histórico do Porto como Património Mundial, pela UNESCO. Creio que será desmontada brevemente.
O prédio da MBM, que refere, está escurecido pela sujidade. Daí advém o contraste com os outros que foram "limpos" há pouco tempo, revelando as tão bonitas cores originais.
A crise política no Brasil tem sido acompanhada pelos média portugueses com grande relevo. Hoje relatam que Michel Temer não se demite nem que seja constituído arguido. A ver vamos, porque a situação é de facto muito grave. O ideal seria que houvesse eleições.
Um abraço amigo.

Professor Pedro A. C. Teixeira disse...

É. fraterno amigo, a situação agrava-se a cada dia. Há proposta de mudança na Constituição para que hajam eleições gerais e diretas, porém a direita raivosa faz de tudo para que sejam indiretas, assim colocariam no lugar de Michel FORA Temer um outro da mesma corja de larápios. O Povo está atento e em constantes manifestações. A mídia, "cabresteada" pela poderosa Rede Glolpista continua nos seus viscerais ataques a Lula, mas quanto mais mexem, mais o inocentam e contra Dilma não há nada a não ser elucubrações falsas e mentirosas. Vejo dias turvos para o meu país, infelizmente. Porém, mesmo que haja uma condenação ardilosa para tirar Lula do páreo, acho que a esquerda, seja na pessoa de Ciro Gomes ou outro honesto e destemido homem de esquerda, o povo deverá segui-lo, pois estamos cansados de ver tanta podridão desta direita "fascistóide", que tinha em Aécio Neves seu maior trunfo, mas este já foi afastado pela Suprema Corte do cargo de Senador e corre o risco de ser preso a qualquer momento. Envolvido em vários escândalos, suborno, propinas, ameaças de morte e trafico anda sumido dos noticiários, pois também não tem moral para enfrentar o povo. Assim espero que este meliante seja preso. No mais vamos levando essa luta e as consequências são imprevisíveis. O povo está em constante vigília, com manifestações imensas e pressionando o STF a afastar do cargo o "coisinha" Michel FORA Temer, pois esse está afundado em escândalos escabrosos e não tem estrutura moral para continuar no Comando desta Nação, que para evitar uma iminente prisão e por covardia, própria dos canalhas, não quer renunciar. Com o coração abatido em ver tantos desmandos, alegro-me em manter este contato com tão estimado amigo português, e que bons dias e alegria continuem a nos unir como amigos e irmãos. Um grande abraço. Espero dias melhores e límpidos para o meu Brasil. Ufa! É o que mais desejo.

Duarte disse...

Um belo contraste de luz e sombra, que tanto aprecio nas fotografias, ainda que neste caso seja fruto das circunstâncias.
Abraços de vida