17 de março de 2015

A Rua do Comércio do Porto

É antiga de séculos, a Rua do Comércio do Porto. A parte de baixo - até à Rua de S. João Novo - já existia no tempo de D. Pedro I, no século XIV. Juntamente com a parcela de cima, que foi mandada abrir por D. Manuel I «para melhor serventia do povo e enobrecimento da cidade», teve, entre outras designações, as de Ferraria Nova e Ferraria de S. Francisco.

O nome actual da rua, ao contrário do que parece, não homenageia a actividade comercial da cidade, mas sim o jornal que aqui se publicou entre 1854 e 2005, razão pela qual deveria ser designada por Rua de O Comércio do Porto.

12 de março de 2015

Navegar no Douro

O Viking Torgil e o Viking Hemming são os barcos mais recentes a navegar no Douro. Foram construídos há um ano em Aveiro e ostentam o nome de uma empresa de cruzeiros fluviais, a Viking, que actua na Europa e na Ásia. Por cá, são operados pela Douro Azul. Acostados com outros seis barcos no cais de Gaia, retomarão em breve a subida do rio até Barca d'Alva, desvendando o património da região do Douro aos visitantes, na maioria, forasteiros.