A luz do dia "inteiro e limpo" de hoje.
26 outubro 2009
25 outubro 2009
24 outubro 2009
Porto
Porto
Portu
gal de cinza e pedra, crista
de rio e mar. Canto (de pe
dra, ainda) escuro (escura).
garra de
semânticas asas. Porto
e navio de âncoras
erguidas,
soterradas.
Porto 2
Coração que do rio
o sangue e a música retira.
gaivota de pedra,
navio
e lira.
Albano Martins
19 outubro 2009
17 outubro 2009
16 outubro 2009
14 outubro 2009
O Arco de Sant'Ana
Almeida Garrett lamenta assim, n' O Arco de Sant’Ana, a demolição, em 1821, daquele monumento que conhecera na meninice:
Caíste tu, ó arco de Sant’Ana, como, em nossos tristes e minguados dias, vai caindo quanto há nobre e antigo às mãos de inovadores plebeus, para quem nobiliarquias são quimeras, e os veneráveis caracteres heráldicos do rei-de-armas-Portugal língua morta e esquecida que nossa ignorância despreza, hieroglíficos da terra dos Faraós antes de descoberta a inscrição de Damieta! – Assentaram os miseráveis reformadores que uma pouca de luz mais e uma pouca de imundície menos, em rua já de si tão escura e mal enxuta, era preferível à conservação daquele monumento em todos os sentidos respeitável.
O arco ficava numa das portas da muralha românica, na actual Rua de Santana. Tinha ao centro, na face voltada para a Igreja dos Grilos, um oratório coberto por uma vidraça onde se venerava uma imagem da Santa. O acesso ao oratório era feito através de uma porta aberta na parede da muralha que servia de encontro ao arco. É nessa entrada, hoje convertida em nicho, que a população da Sé venera uma imagem de Santa Ana com S. Joaquim, dando continuidade a um culto que remonta, pelo menos, ao século XVI.
Caíste tu, ó arco de Sant’Ana, como, em nossos tristes e minguados dias, vai caindo quanto há nobre e antigo às mãos de inovadores plebeus, para quem nobiliarquias são quimeras, e os veneráveis caracteres heráldicos do rei-de-armas-Portugal língua morta e esquecida que nossa ignorância despreza, hieroglíficos da terra dos Faraós antes de descoberta a inscrição de Damieta! – Assentaram os miseráveis reformadores que uma pouca de luz mais e uma pouca de imundície menos, em rua já de si tão escura e mal enxuta, era preferível à conservação daquele monumento em todos os sentidos respeitável.
O arco ficava numa das portas da muralha românica, na actual Rua de Santana. Tinha ao centro, na face voltada para a Igreja dos Grilos, um oratório coberto por uma vidraça onde se venerava uma imagem da Santa. O acesso ao oratório era feito através de uma porta aberta na parede da muralha que servia de encontro ao arco. É nessa entrada, hoje convertida em nicho, que a população da Sé venera uma imagem de Santa Ana com S. Joaquim, dando continuidade a um culto que remonta, pelo menos, ao século XVI.
08 outubro 2009
Conferências do Passeio Alegre
Estas conferências - que dão origem aos cadernos do mesmo nome - são intervenções, lidas ou não, diversas no tema e na maneira, em que assunto, ou orador, ou público, ou sítio da sessão, têm um fio de ligação, ainda que ténue, com a bela e milenar terra da Foz do Douro.
Repor a antiga e nobre tradição portuense de levar as elites intelectuais e sociais a falar aos cidadãos agrupados em torno das colectividades locais ou em lugares públicos é um dos objectivos destas conferências e, por extensão, dos cadernos.
A próxima conferência, que ficará na origem do quinto volume dos Cadernos do Passeio Alegre, com o título Uma Carta (inédita) do Japão de Wenceslau de Moraes, será proferida por Jorge de Oliveira e Sousa e terá lugar amanhã, Sexta-Feira 9, às 18h30, no Hotel Boa Vista, na Esplanada do Castelo, na Foz do Douro, com entrada livre.
Das conferências anteriores estão publicados pelo grupo cultural O Progresso da Foz, os cadernos: Centenário do Gabiru, de Pedro Baptista; António Nobre - estudo para um auto-retrato, de Mário Cláudio; Juro que Sou Suspeito - O Processo de Adultério de Camilo Castelo Branco, de António Rebordão Navarro e Realismo e modernidade na poesia de Cesário Verde, de Albano Martins.
Aproveitando a oportunidade da presença do poeta Jorge de Oliveira e Sousa (autor dos livros Paideia, Iceberg e Equidistância), a escultora Maria Leal da Costa, apresentará uma obra sua inspirada nos temas de Iceberg.
Repor a antiga e nobre tradição portuense de levar as elites intelectuais e sociais a falar aos cidadãos agrupados em torno das colectividades locais ou em lugares públicos é um dos objectivos destas conferências e, por extensão, dos cadernos.
A próxima conferência, que ficará na origem do quinto volume dos Cadernos do Passeio Alegre, com o título Uma Carta (inédita) do Japão de Wenceslau de Moraes, será proferida por Jorge de Oliveira e Sousa e terá lugar amanhã, Sexta-Feira 9, às 18h30, no Hotel Boa Vista, na Esplanada do Castelo, na Foz do Douro, com entrada livre.
Das conferências anteriores estão publicados pelo grupo cultural O Progresso da Foz, os cadernos: Centenário do Gabiru, de Pedro Baptista; António Nobre - estudo para um auto-retrato, de Mário Cláudio; Juro que Sou Suspeito - O Processo de Adultério de Camilo Castelo Branco, de António Rebordão Navarro e Realismo e modernidade na poesia de Cesário Verde, de Albano Martins.
Aproveitando a oportunidade da presença do poeta Jorge de Oliveira e Sousa (autor dos livros Paideia, Iceberg e Equidistância), a escultora Maria Leal da Costa, apresentará uma obra sua inspirada nos temas de Iceberg.
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