03 abril 2012

Jorge Ricardo Pinto

Conheci Jorge Ricardo Pinto como animador de um dos primeiros blogues que tiveram o Porto como tema, o excelente Avenida dos Aliados, cuja ligação mantenho aqui ao lado, por melancolia, desde o início d'A Cidade Surpreendente. Apesar do Avenida ter durado pouco, um curto período entre 2004 e 2005, a devoção do Jorge pelos temas portuenses manifestou-se de novo publicamente, passados quatro anos, com a publicação da sua tese de mestrado O Porto Oriental no Final do Século XIX , pela Afrontamento. Agora, chega-me a notícia duma exposição organizada pelo Jorge Ricardo Pinto no local onde é professor, o Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, sobre a história de um edifício notável, onde funciona aquela instituição, no 285 da Rua de Cedofeita, aquele onde esteve o Salão Silva Porto, local dedicado às artes plásticas no Porto dos anos 30, e onde, muitos se lembrarão, existiu uma secção do então liceu das meninas de bata azul, o Carolina Michaëlis. A ler no Porto 24.

4 comentários:

João Menéres disse...

Onde apanho o AVENIDA DOS ALIADOS ?
É que procurei, procurei e não alcancei...

Um abraço.

João Menéres disse...

Já o detectei !

Obrigado.

Carlos Romão disse...

João Menéres,
clique no texto em "Avenida dos Aliados", vai lá direitinho. Algumas fotos do blogue perderam-se, mas os textos não perderam valor.
Um abraço.

JRP disse...

Carlos,

Muito obrigado pela referência. O grupo de investigação que lidero tem realizado um conjunto de trabalhos (que penso serem) muito valiosos para o conhecimento da cidade do Porto. Vale a pena espreitar a página do grupo no facebook. Basta procurar por CHIP - Culture, Heritage and Identity in Porto (o inglês é a ditadura da ciência :)).
Abraço amigo.