11 de fevereiro de 2014

Rui Moreira na RTP1

FRASES CHAVE

1 - Nesta altura, do Quinto Quadro Comunitário de Apoio, não vamos aceitar que mais uma vez, através de argumentos que muitas vezes não são verdadeiros, retirem à região Norte e ao Porto em particular, aquilo a que o Porto tem direito. (...) Há uma enorme opacidade sobre esta questão.
2 - Durante os últimos quatro quadros comunitários de apoio, aquilo que eram fundos de convergência, não serviu para criar convergência nenhuma.
3 - Dizem agora que o Norte vai receber mais 24,5% dos fundos comunitários. Eu também sei jogar com números. O que nós sabemos é que dois terços dos fundos vão ser aplicados em fundos temáticos sobre os quais não temos controlo. O Governo, ao dizer que há mais dinheiro para o Norte, está a somar o Fundo Social Europeu com o FEDER. No FEDER o Norte vai ter menos 8,8%, o Centro vai ter menos 11,5%, Lisboa vai aumentar 82%.
4 - Haverá grandes verbas colocadas nos fundos temáticos, mas esses fundos, mais uma vez, vão ser geridos em Lisboa. Segundo o spill over, efeito do tipo de uma mancha de óleo, alguma coisa haveria de cá chegar, mas o que temos verificado é que nunca chega.
5 - Não posso acreditar que o Governo da República, que diz que a reabilitação urbana é importante, se prepare para fazer em Lisboa uma operação de regeneração urbana (passar o terminal de contentores para a margem esquerda do Tejo) que vai custar 600 milhões de euros aos contribuintes, não tenha um milhão por ano para a reabilitação urbana do Porto.

A ver aqui, com intervenções de Rui Losa, do empresário Mário Ferreira, de Pedro Burmester e Germano Silva, entre outros.

5 comentários:

João Menéres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Menéres disse...

Infelizmente perdi este programa.
Mas quem fala assim não é gago !
E sabe bem do que fala e porque fala assim !

Um abraço.

Carlos Romao disse...

Ele disse ao que vinha, João Menéres, e está a cumprir.

Um abraço

Bruno Correia disse...

FORÇA RUI! És o líder de que precisamos para corporizar os nossos anseios. A tua luta não é apenas pelo Porto, mas também por um Portugal melhor.

João Menéres disse...

Caro Rui Romão

Já ouvi a 1ª parte do programa.
Agradeço a indicação preciosa que me facultou.

A 2ª parte fica para a noite...