28 fevereiro 2014
O Porto visto do ar - II
O estuário do Douro em 1998.
(Fotografias com resolução suficiente para serem observadas em pormenor, se forem descarregadas para o computador)
26 fevereiro 2014
O Porto visto do ar - I
Um trecho da parte ocidental do Porto em 1980, visto da porta de um Piper Cruiser, um pequeno avião de dois lugares, fabricado nos Estados Unidos em 1947.
(Fotografia com resolução suficiente para ser observada em pormenor, se for descarregada para o computador)
19 fevereiro 2014
14 fevereiro 2014
13 fevereiro 2014
11 fevereiro 2014
Rui Moreira na RTP1
FRASES CHAVE
1 - Nesta altura, do Quinto Quadro Comunitário de Apoio, não vamos aceitar que mais uma vez, através de argumentos que muitas vezes não são verdadeiros, retirem à região Norte e ao Porto em particular, aquilo a que o Porto tem direito. (...) Há uma enorme opacidade sobre esta questão.
2 - Durante os últimos quatro quadros comunitários de apoio, aquilo que eram fundos de convergência, não serviu para criar convergência nenhuma.
3 - Dizem agora que o Norte vai receber mais 24,5% dos fundos comunitários. Eu também sei jogar com números. O que nós sabemos é que dois terços dos fundos vão ser aplicados em fundos temáticos sobre os quais não temos controlo. O Governo, ao dizer que há mais dinheiro para o Norte, está a somar o Fundo Social Europeu com o FEDER. No FEDER o Norte vai ter menos 8,8%, o Centro vai ter menos 11,5%, Lisboa vai aumentar 82%.
4 - Haverá grandes verbas colocadas nos fundos temáticos, mas esses fundos, mais uma vez, vão ser geridos em Lisboa. Segundo o spill over, efeito do tipo de uma mancha de óleo, alguma coisa haveria de cá chegar, mas o que temos verificado é que nunca chega.
5 - Não posso acreditar que o Governo da República, que diz que a reabilitação urbana é importante, se prepare para fazer em Lisboa uma operação de regeneração urbana (passar o terminal de contentores para a margem esquerda do Tejo) que vai custar 600 milhões de euros aos contribuintes, não tenha um milhão por ano para a reabilitação urbana do Porto.
A ver aqui, com intervenções de Rui Losa, do empresário Mário Ferreira, de Pedro Burmester e Germano Silva, entre outros.
1 - Nesta altura, do Quinto Quadro Comunitário de Apoio, não vamos aceitar que mais uma vez, através de argumentos que muitas vezes não são verdadeiros, retirem à região Norte e ao Porto em particular, aquilo a que o Porto tem direito. (...) Há uma enorme opacidade sobre esta questão.
2 - Durante os últimos quatro quadros comunitários de apoio, aquilo que eram fundos de convergência, não serviu para criar convergência nenhuma.
3 - Dizem agora que o Norte vai receber mais 24,5% dos fundos comunitários. Eu também sei jogar com números. O que nós sabemos é que dois terços dos fundos vão ser aplicados em fundos temáticos sobre os quais não temos controlo. O Governo, ao dizer que há mais dinheiro para o Norte, está a somar o Fundo Social Europeu com o FEDER. No FEDER o Norte vai ter menos 8,8%, o Centro vai ter menos 11,5%, Lisboa vai aumentar 82%.
4 - Haverá grandes verbas colocadas nos fundos temáticos, mas esses fundos, mais uma vez, vão ser geridos em Lisboa. Segundo o spill over, efeito do tipo de uma mancha de óleo, alguma coisa haveria de cá chegar, mas o que temos verificado é que nunca chega.
5 - Não posso acreditar que o Governo da República, que diz que a reabilitação urbana é importante, se prepare para fazer em Lisboa uma operação de regeneração urbana (passar o terminal de contentores para a margem esquerda do Tejo) que vai custar 600 milhões de euros aos contribuintes, não tenha um milhão por ano para a reabilitação urbana do Porto.
A ver aqui, com intervenções de Rui Losa, do empresário Mário Ferreira, de Pedro Burmester e Germano Silva, entre outros.
09 fevereiro 2014
Praia do Ourigo
Um minuto e quarenta e quatro segundos a observar os molhes do Douro fustigados pelo mar, hoje pelas 14h00.
03 fevereiro 2014
O Viaduto das Andresas
O Viaduto das Andresas, sobre a Via de Cintura Interna, foi um elemento chave na melhoria dos acessos ao Estádio do Bessa na altura do Euro 2004. Foi-se o futebol mas a infra-estrutura ficou, completando a via paralela à Avenida da Boavista que liga Campinas a Francos. O viaduto metálico, que pesa 800 toneladas, foi fabricado na Holanda e montado no local onde é hoje a Avenida do Bessa. O filme mostra a deslocação da pesada estrutura que em escassas duas horas foi colocada sobre a VCI.
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