05 julho 2006

De volta ao Batalha

Sei que não é com atitudes voluntaristas que voltaremos a ver a baixa do Porto com a vida que teve num passado não muito distante. Nem com um pequeno passo, como é o da reabertura do Batalha. É antes com alguns grandes passos, de quem tem o poder de decidir e de legislar, e com muitos, mas muitos pequenos passos como este. Daí o meu entusiasmo com o sopro de vida que surgiu naquele espaço. E daí, também, a decisão de lá voltar.



Na abordagem que aqui fiz em Março passado, a par de uma resenha histórica, vimos apenas o Disco Volante, o bar instalado nos pisos de entrada do antigo cinema. Mas há mais.





Há um restaurante, nos andares superiores, e uma esplanada no terraço donde se usufrui de um magnífico, e inédito até agora, panorama sobre a irregular, mas nem por isso menos interessante, Praça da Batalha.





E há ainda a harmoniosa sala de cinema, agora denominada grande auditório - dedicado a espectáculos musicais - por contraponto à sala pequena, o Batalha Bebé, de que não tenho imagens, que reencontrou a vocação inicial nas sessões promovidas pelo Cineclube do Porto.

28 comentários:

MBSilva disse...

Um excelente sítio para ir jantar... ou simplesmente tomar café...
Aconselho!

LurdesMartins disse...

A minha primeira sessão de cinema foi vista na sala bébé...
Já há muito tempo que não vou a esta parte da cidade e fiquei encantada com as fotos! Que mudança!!! Tempos houve em que todos os dias passava por aí, quando o ISCAP era no edifício velhinho de Entre-paredes...
Ah saudade!

sombra_arredia disse...

Depois disto,de ver estas fotos "sufocantes" de beleza resta-me lá ir sem dúvida alguma :)

mariannegreen disse...

Belissimo.

CARMO disse...

Excepcional a ideia do restaurante e da esplanada. Que vista!

caracteresdifusos disse...

É fantástico este cantinho, belíssimo mesmo surpreendente. Vou adicionar-te ao meu blog. Amei este espaço. Parabéns está o máximoooooooooooooooo.
Voltarei sempre que possível.
Caracteres

Anónimo disse...

Coisa mais linda, Joca...
"Vejo agora um pouco mais, o mundo pelos teus olhos." ;-)

blue kite disse...

como nunca lá entrei não fazia ideia que ear tão bonito por dentro...

Mais uam vez obrigada pelas fotografias.

9-9 disse...

Parece um sitio óptimo para se ir jantar, as fotografias estão excelentes.

th disse...

Tinha que ser...lol
Eu estive lá, eu o fotografei, mas eu o não vi como a tua máquina...é a nova? e os teus olhos teem artes que desconheço.
Um abraço amigo, th

Anónimo disse...

Ver o Porto com teus 'olhos' é uma delícia!
Torna-se mm uma 'cidade supreendente'! Não me canso de te parabenizar [um termo mt brasileiro, mas interessante!] pelo requinte das fotografias!

Bom f-s!

Anónimo disse...

Realmente está um espanto! Gostaria de colocar uma questão.
Eu de momento vivo em Santo Tirso e para me deslocar ao "Batalha" obviamente que tenho de ir de carro, existe parque de estacionamento reservado para quem vai ao "Batalha"?
Abraço!
Bom fim-de-semana!

Carlos Romão disse...

Bernardo Moura,
há um parque de estacionamento muito próximo, na Praça dos Poveiros, mas não é reservado aos frequentadores do Batalha.

Duarte disse...

Fascinante!!! Para quem deixou o Porto, Já lá vão trinta e oito anos, assistir a esta explosão de magníficas imagens e textos bem conjuntados, obrigam a refletir sobre o vivido e o muito e bom que se pode viver nesse novo Porto que espreita, de momento, pela janela que me abriste, obrigado.
Desde Valencia Espanha

Anónimo disse...

Ola.

Após uma longuissima pesquisa na net (google, 118.pt, pai.pt, agendadoporto.pt, portoxxi.pt...sei lá mais) e até tentativa no 118 telefone, chego á conclusão que é impossível contactar o Cinema batalha, resturante ou esplanada!Nada!

Muitas noticias da inauguração, do espaço, etc. Gostava de saber uma informação e mesmo que isso não fosse, uma reserva por exemplo...impossivel. Não consigo.

E tentei com muitos critérios (palavras chaves)...

O que me resta apenas dizer: Pena que, tendo visitado já o lugar e ter achado um bom espaço, os contactos deste não estejam acessíveis em pleno seculo XXI, na internet... Meio pelo qual tudo se encontra e tudo se conhece... assim os projectos não têm sucesso e com lógica...

No entanto e ainda que isso implique assumir azelhice na pesquisa (que seja, se isso significa obter os contactos)... iluminem-me de contactos escancarados num sitio qualquer...

Tudo porque não me convenço que estes não estão acessíveis nestes meios...

Mau demais para acreditar...

De qualquer forma, sim é um excelente sitio (tirando o poblema do estacionamente para quem não pode optar como eu, ir a pé).

Fátima Rodrigues

Carlos Romão disse...

Fátima Rodrigues

Creio que não há informação centralizada sobre as actividades que decorrem no Batalha

O espaço está nas mãos da Associação de Comerciantes do Porto, que recebeu determinada quantia em dinheiro, do Grupo Amorim, para ressarcir os comerciantes dos prejuízos (?) causados pelo Plano de Pormenor da Antas e o terá aplicado no edifício. A sala de cinema está a cargo de uma empresa que organiza espectáculos musicais, a Música no Coração. A programação da Sala Bebé pertence ao Cineclube do Porto. Há mais dois espaços, um bar e um restaurante, adjudicados a empresas que presumo serem do ramo da restauração.

Quanto ao estacionamento tem um parque pertíssimo, na Praça dos Poveiros.

Não é grande ajuda mas aqui fica.

Anónimo disse...

Caro Carlos Romão,

Agradeço a informação.

De facto já sabia que o espaço não está nas mãos da Associação de Comerciantes do Porto...

Vou tentar saber os contactos das empresas que gerem os espaços... por isso agradeço a informação. Vai de certeza ajudar... ESPERO!

Quanto ao estacionamento... Bom... :) Sendo pago (e bem!!!) e tendo uma frequencia um pouco duvidosa à noite é natural e compreendo quando me respondem "Não! Para a baixa é complicado ir tomar um copo"...

Não se pode agradar a gregos e a Troianos :)

Uma vez mais obrigado pelas dicas. Se souber de algo, comunico... pode ser útil.

Até breve.

Fátima Rodrigues

Mariana disse...

Olá Carlos,

Quem diria que naquele dia em que te encontrei no Batalha aquela era tudo menos uma visita acidental. O Porto visto pelos teus olhos é ainda mais surpreendente. Percebe-se que o Porto é, no fundo, uma cidade de pormenores e de olhares demorados. É uma cidade de belezas ocultas que, estranhamente (ou não), se revelam por aqui.

Muitos parabéns!!!!!
Fico à espreita

Mariana

rps disse...

Já lá voltei. E voltarei.

Anónimo disse...

A D. Laura Rodrigues anda em ponto morto.

Anónimo disse...

Caro Carlos Romão,
obrigado pela informação!
Abraço.

Anónimo disse...

não fiquei com boa impressão do restaurante. note-se que não discuto a qualidade da comida.mas penso que o espaço merecia algo com um conceito mais arrojado.

T D disse...

em relação à transformação de um espaço nobre da cidade em local de lazer sem projecto global não comento.

efectivamente o Cinema Batalha tem um site:
www.cinemabatalha.com/

mas, como de costume, nestes meios, as obras ainda estão mais atrasadas.

para saber o que se passa, vamos procurando aqui e ali nos blogs, pelo meu lado vou mostrando o que vi e publicando o que sei.

a mania das grandezas leva alguns a quererem páginas importantes em vez de se contentarem com coisas simples como os blogs.

abraço!

Anónimo disse...

... uma lugar mágica :o)

Anónimo disse...

Só para deixar algumas informações que podem ser uteis:
o telefone do Batalha é o 222011913; o fax 222011915. e já agora o mail é info@cinemabatalha.com
Aproveito para informar que o cinema batalha irá ter uma agenda própria: "Vai no Batalha" e que a edição desta está prevista para Setembro e irá inserir as suas actividades na Agenda do Porto.
Só para lembrar que ás vezes o começo nao é façil. Nao é como se quer, é como se pode.
Espero que estas informaçoes ajudem.
Abraço.

Anónimo disse...

lindo o batalha! uma raridade arquitectºonica, no entanto mal aproveitado na minha opinião - condições acusticas péssimas, ausência de uma programação aliciante, de qualidade enfim...o porto tem sempre muitas possibilidades mas há sempre qualquer que falha nesta cidade - um desconsolo.

teresa mariano

Carlos Romão disse...

Recebi, por email, a informação de que a programação da Sala Bebé não está a cargo do Cineclube do Porto. Esta instituição apenas utiliza a sala para as sessões quinzenais por si promovidas, e para outros eventos não regulares, ao abrigo de um protocolo com a Associação do Comércio Vivo. Fica assim corrigida a informação que aqui deixei ? lida por mim algures na imprensa diária.

redordead disse...

só se pode amar o Porto, porque foi nesta praça batalha que em pequena fui ao Águia D'Ouro com o meu pai ver a Branca de Neve, Robin dos Bosques e outras tantas longas metragens da Disney a que se seguia um gelado na Praça dos Poveiros... são estes momentos que levamos connosco, obrigada Porto e parabéns pelo teu contínuo renascer das cinzas