13 de abril de 2011

Procuram-se ideias para a Praça de Lisboa

O colectivo Esta é a minha cidade? está organizar, com o apoio da revista punkto e da aefaup, um concurso de ideias para a Praça de Lisboa, sob o nome: NO RULES, GREAT SPOT! PROCURAM-SE IDEIAS PARA A PRAÇA DE LISBOA | PORTO.
O concurso que terá como juris Pedro Bandeira (Arquitecto), João Fernandes (Director Museu de Serralves), Nuno Grande (Arquitecto) e Catarina Portas (Loja Vida Portuguesa), pretende relançar o debate urgente sobre a reabilitação urbana e sobre o uso dos espaços públicos da cidade do Porto.

Partindo do caso paradigmático da Praça de Lisboa, que foi objecto de um outro concurso altamente exclusivo e complexo da CMP e da SRU-Porto Vivo, tendo deixado de fora tanto arquitectos como cidadãos, o NO RULES, GREAT SPOT! pretende, por um lado, afirmar a importância dos concursos de arquitectura como modo de participação da sociedade e dos arquitectos nas decisões políticas e nos destinos do projecto colectivo que é a cidade. Por outro lado, quer também fazer da reabilitação urbana um projecto mais partilhado e informado, mais participado e discutido. Mais que eleger este ou aquele projecto, esta ou aquela imagem, este concurso quer, acima de tudo, convocar todos, cidadãos e arquitectos, a discutirem o futuro da sua cidade e a reclamarem esse direito fundamental: o direito à cidade, o direito a participar na cidade!

Agradecemos a vossa ajuda na divulgação deste concurso, que não é apenas mais um concurso de ideias, mas a forma de afirmarmos, enquanto cidadãos e/ou arquitectos, que também podemos ter algo a dizer sobre a cidade e sobre este processo de reabilitação urbana, que tem seguido silenciosamente mas cujas marcas e consequências poderão ser não mais que irreversíveis.
Conto também com as vossas propostas e ideias até 31 de Maio. O formato da entrega é digital e deverá ser enviado por mail - toda a informação em www.norulesgreatspot.com!

+ informações sobre o No Rules, Great Spot!
+ informações sobre a Praça de Lisboa
+ imagens

Bernardo Amaral / Esta é a minha cidade?

10 comentários:

Eva Gonçalves disse...

Já conhecia essa iniciativa porque a minha filha é aluna da FAUP, mas é de louvar. A Praça está ao abandono há tanto tempo que mete dó. Ainda me lembro da dinâmica que tinha quando ue era estudante e havia orquestra a tocar ao vivo na esplanada!

José Rodrigues disse...

"Gerir cidade e fazer cidade não é gerir mercearias. Não é apenas uma questão de contas. Que pelo menos este concurso sirva de alerta".

http://porto24.pt/vida/09042011/praca-lisboa-porto-no-rules-great-spot/

Muito bem!

Aurora disse...

Convém lembrar que a degradação da Praça de Lisboa começou quando a câmara do Porto retirou de lá a empresa de segurança que guardava o espaço. Até a escultura de José Rodrigues, a Anja, foi roubada e derretida num fundidor sem escrúpulos.
É bom que se encontre uma solução diferente daquela que a câmara “encomendou” ao arq. Pedro Balonas. Esse projecto é pior do que aquele que lá estava. Parece que foi feito por alguém que avistou as lombas da Casa da Música do interior de um carro em movimento. É claro que o IGESPAR a quem compete zelar pelo património, lava mais branco. O que lá entra manco sai de lá a andar.

mfc disse...

É uma zona nobre da cidade a que não tem sido dada importância que merece.
É necessária uma profunda intervenção para a tornar bem mais atraente e linda!

pbl disse...

Tenho sentido a falta dos seus posts...

Carlos Romao disse...

Regressarão em breve, PBL.

Jose Flamarion disse...

Caro Amigo/Amig@,

Livros existem para aventurarem-se de mão em mão, enchendo olhos e mentes, traspassando mundos vários, continentes distantes, até mesmo galáxias perdidas deste infinito Universo, sem respeitar nem mesmo as fronteiras do senhor Tempo.

É com base neste espírito que Lisboa acaba de ganhar um novo Alfarrábio on-line. É o www.livrilusao.com, que vende livros usados e novos.

No entanto, não queremos ser apenas um alfarrábio a mais. Para além de comprarmos, vendermos e trocarmos livros, buscamos também interagir com todos que queiram trocar ideias connosco sobre livros, artes em geral e tudo o mais relacionado com Cultura.

Convidamos-te a visitar a nossa página e, se achar interessante, ajudar a divulgá-la, repassando esta mensagem para a sua lista de emails.
Vamos dar continuidade à aventura dos livros!

José Silva,
Livrilusão

pbl disse...

Está tudo bem, Carlos?

pbl disse...

Então, Carlos, diga lá alguma coisa, que começo a ficar preocupado...

VIAJANDO E PULANDO disse...

ola ,adorei seu blog ,amo sua cidade ,seu país e o povo,um abraço goreth tercas