Porto, cidade de oportunidades
Porto, cidade de oportunidades é um filme com os ingredientes necessários para cumprir os objectivos a que se propõe: a promoção da cidade como destino turístico. A narrativa é dinâmica, tem juventude, um par de namorados e os ícones da cidade, das caves à Lello, da Casa da Música a Serralves; o centro histórico, o rio, as pontes e o mar, são-nos mostrados em excelentes enquadramentos. Apesar disto, falta algo que é habitual aparecer nestas narrativas: a azáfama e o colorido de um mercado tradicional, imagens que, sendo possíveis noutras cidades, se tornaram impraticáveis no Porto. Porquê? Porque os dois grandes mercados do Porto, que qualquer cidade europeia de grande dimensão não desdenharia, são hoje duas vergonhas municipais. O Bolhão, exemplo monumental da arquitectura neoclássica tardia, está transformado numa ruína; o Bom Sucesso, que data de meados do século XX e constitui um modelo da arquitectura moderna, está a ser destruído no que tinha de melhor. Na hiperbólica e luminosa nave interior estão a ser construídos um hotel, escritórios e um centro comercial. Apesar destes dois buracos negros, e de muitos outros de que não é oportuno falar agora, a Câmara do Porto teve uma excelente iniciativa com este filme promocional, produzido pela Tráfico Audiovisual.
6 comentários:
Ainda não conhecia, Carlos.
Obrigado pela oportunidade.
Um abraço.
Temos um autarca tão provinciano que está convencido de que só com centros comerciais é que o Porto consegue ser uma cidade "europeia" e "moderna"...
Estou a lembrar-me, por exemplo, de Munique, que é apenas e só a cidade mais rica do país mais rico da Europa, onde existe um animadíssimo mercado bem no centro da cidade, que é, obviamente, uma atracção turística. É o Viktualienmarkt, que fica a dois passos da Marienplatz, que é a "Avenida dos Aliados" lá do sítio. Seria o mesmo que ter um mercado no Largo dos Lóios ou na Praça Filipa de Lencastre.
Uma boa iniciativa.
Não conhecia, obrigado.
Uma pena o que comentas, vamos ficar sem mercados.
Abraços
Obrigado por me dares a conhecê-lo...
É verdade Amigo Carlos Romão, falta a vida genuinamente popular do quotidiano.
Bjs e muito obgd. por sempre dar a conhecer coisas interessantes e fotografias deslimbrantes da nossa Cidade.
M.M.
É verdade Amigo Carlos Romão, falta a vida genuinamente popular do quotidiano.
Bjs e muito obgd. por sempre dar a conhecer coisas interessantes e fotografias deslumbrantes da nossa Cidade.
M.M.
Enviar um comentário