17 março 2015

A Rua do Comércio do Porto

É antiga de séculos, a Rua do Comércio do Porto. A parte de baixo - até à Rua de S. João Novo - já existia no tempo de D. Pedro I, no século XIV. Juntamente com a parcela de cima, que foi mandada abrir por D. Manuel I «para melhor serventia do povo e enobrecimento da cidade», teve, entre outras designações, as de Ferraria Nova e Ferraria de S. Francisco.

O nome actual da rua, ao contrário do que parece, não homenageia a actividade comercial da cidade, mas sim o jornal que aqui se publicou entre 1854 e 2005, razão pela qual deveria ser designada por Rua de O Comércio do Porto.

5 comentários:

João Menéres disse...

Muito estreita mas uma beleza de rua.
Tal como a sua imagem, Carlos.

Um abraço.

Professor Pedro A. C. Teixeira disse...

Olá Dom Carlos.
Ao ver está foto fiquei com vontade de dar uma passadinha em Porto, e o fiz pelo Google Maps, e fui direto visitar essa rua que termina em uma esquina junto ao Rio, de um lado um belo Prédio onde está a Junta de Freguesia de São Nicolau e do outro lado o Departamento Marítimo do Norte.
Fiquei por largo tempo admirando os prédios, as ruas e o movimento de pessoas e automóveis. Bela cidade do Porto, quanta história ela carrega.
Um fraterno abraço, daqui do outro lado do Atlântico, do Estado mais ao Sul do Brasil.
Prof. Pedro

Carlos Romão disse...

É verdade Pedro, o Google Maps é uma boa maneira de fazer viagens virtuais.

Um abraço.

Porta Nobre disse...

Esta rua (de S. João Novo para cima) começou por se chamar Rua da Rosa, ao que tudo indica por ter sido aberta na parte da cerca dominicana onde existiria um roseiral. Contudo, como num documento dominicano já vi mencionado que a Rua de Belmonte foi aberta no local onde estes padres tinham um pomar, fica a dúvida se realmente assim seria dado o terreno ser-lhe adjacente.

Abraço,
A Porta Nobre

Carlos Romão disse...

Obrigado pelo comentário "Porta Nobre".