Do desenho à escultura
No rés-do-chão da casa, onde noutros tempos funcionaram a cozinha e a sala e havia uma capela, estão expostos vários desenhos de «um desenhador compulsivo» – «Temos muitas obras de reserva. Temos mil e tal desenhos e só temos estes expostos», confidencia ao P24 Luísa Fernandes – e esculturas e é possível ver os cobres que o homem da Ciência e das Artes trabalhava à mão. «Isto é lindíssimo e também há muitas peças no património privado, que ele vendia muito». Pela casa estão espalhados cinzeiros – Abel Salazar, que morreu em Lisboa, vítima de cancro do pulmão, «era um fumador compulsivo» –, jarras e tampos de mesas de apoios feitos segundo esta técnica. «A escultura feminina é de pequenas dimensões e muito elegante», observa Luísa Fernandes, mas entre os bustos que Abel Salazar esculpiu, há dois de mulheres: «a irmã e a sobrinha da sua assistente Adelaide Estrada, a quem Abel Salazar deu explicações e escrevia cartas pictográficas onde descrevia os fins-de-semana com os amigos quando ia para fora». A jovem com quem Abel Salazar então se correspondia ainda é viva e tem na sua posse dezenas de «cartas charadas». «Ela deixou-nos fotografar algumas, há uns anos, e até fizemos um filme com essas imagens que ainda está em VHS».No segundo andar da casa-museu, é um possível ver uma dessas cartas, juntamente com algumas caricaturas, «de professores e colegas» de Abel Salazar à época, gravuras e as prensas do artista e o espólio científico. É também nesta zona da casa que fica o quarto de dormir Abel Salazar – a mobília, aqui como nas restantes divisões da casa, é a original.
A mulher trabalhadora e a burguesa
O primeiro piso é dedicado à pintura. Há obras que mostram o Minho – Abel Salazar «era de Guimarães a família tinha uma quinta em Baltar», explica a directora da casa-museu – e uma série de pinturas sobre «a mulher trabalhadora». «Era um tema importante na pintura dele. Ele representava sobretudo mulheres. Quando pintou homens eram pessoas que ele admirava». São cenas do desaparecido Mercado Anjo, no Porto, as leiteiras, «as carrejonas que andavam com a lenha», as tanoeiras. «Era diferente da pintura naturalista da época», sublinha a estudiosa da obra e do homem.«Diziam que ele foi percursor do neo-realismo por causa destes trabalhos, mas ele é anterior. E aqui também vemos uma mulher com corpo generoso, não se vê aqui sofrimento».
O desenho das carvoeiras é o estudo que Abel Salazar fez para o mural do antigo café Rialto, hoje sucursal do Millenium BCP, na Praça D. João I. No Porto, há outra instituição que preserva um mural do pintor: na Casa de Saúde da Boavista há «um painel de sete por cinco metros, que parece um desenho japonês» e que foi feito «a pedido de um colega médico».
Na sala de estar, é possível ver retratos do avô de Artur Santos Silva, de Henrique Pousão e António Luís Gomes, pai do antigo reitor da UP, Ruy Luís Gomes, e «a mulher burguesa, a portuguesa, a francesa e a alemã».
«A francesa é a que vai ver mais, era a mais coquete e extravagante a vestir”, diz Luísa, apontando para o retrato de uma caixeira das Galerias Lafayette. Abel Salazar retratava figuras como esta nas suas viagens em prol da Ciência. «Falava correctamente francês, a linguagem científica da época, e por essa razão acabava por representar muitas vezes os colegas nos congressos internacionais», explica a directora da casa-museu.
Reformado compulsivamente
Para além de mostrar a arte e a ciência – a obra científica de Abel Salazar está pouco explorada, confessa Luísa Fernandes –, a casa-museu, que tem apenas três funcionários e um guarda, testemunha o processo de afastamento compulsivo do professor da UP. Abel Salazar, que «era de uma família com brasão, mas não ligava nada a isso», foi reformado compulsivamente, em 1935, porque tinha um método de ensino muito avançado para a época. Ele já abria as salas até mais tarde, por exemplo. E, na altura, o ensino era um ensino de sebenta», explica a directora do museu, ressalvando que o cientista «não era muito envolvido em política partidária». «Nunca foi».Enquanto esteve afastado, Abel Salazar «não teve autorização para sair do país ou frequentar a biblioteca da UP». Em 1941, o fundador do Instituto de Histologia e Embriologia, que deixara a Faculdade de Medicina, voltou à UP, mas ao curso de Farmácia.
A casa-museu tem ainda um pavilhão no exterior que recebe lançamentos de livros, exposições temporárias – até 30 de Agosto, está patente neste espaço uma mostra de fotografia de Maurício Penha que assinala o centenário do seu nascimento –, workshops para os mais novos – até ao final de Julho, por exemplo, recebe o programa Universidade Júnior – e actividades promovidas pelos sócios.