14 setembro 2012
01 agosto 2012
A ver
Porto, cidade de oportunidades
Porto, cidade de oportunidades é um filme com os ingredientes necessários para cumprir os objectivos a que se propõe: a promoção da cidade como destino turístico. A narrativa é dinâmica, tem juventude, um par de namorados e os ícones da cidade, das caves à Lello, da Casa da Música a Serralves; o centro histórico, o rio, as pontes e o mar, são-nos mostrados em excelentes enquadramentos. Apesar disto, falta algo que é habitual aparecer nestas narrativas: a azáfama e o colorido de um mercado tradicional, imagens que, sendo possíveis noutras cidades, se tornaram impraticáveis no Porto. Porquê? Porque os dois grandes mercados do Porto, que qualquer cidade europeia de grande dimensão não desdenharia, são hoje duas vergonhas municipais. O Bolhão, exemplo monumental da arquitectura neoclássica tardia, está transformado numa ruína; o Bom Sucesso, que data de meados do século XX e constitui um modelo da arquitectura moderna, está a ser destruído no que tinha de melhor. Na hiperbólica e luminosa nave interior estão a ser construídos um hotel, escritórios e um centro comercial. Apesar destes dois buracos negros, e de muitos outros de que não é oportuno falar agora, a Câmara do Porto teve uma excelente iniciativa com este filme promocional, produzido pela Tráfico Audiovisual.31 julho 2012
O Douro internacional
O rio na região de Picote (acima) e a jusante da Barragem de Bemposta.
A jusante da barragem de Bemposta o rio Douro percorre o seu leito original por entre pequenas fragas, bosques ribeirinhos e praias arenosas. Este pequeno troço de cerca de dois quilómetros reconstitui a paisagem duriense que foi alterada há mais de trinta [cinquenta] anos, com a construção dos cinco grandes aproveitamentos hidroeléctricos do Douro internacional (Miranda do Douro [1960], Picote [1958], Bemposta [1964], [e as espanholas construídas no troço do rio reservado a Espanha] Aldeiadávila [1962] e Saucelhe [1956]).
Nesta ampla bacia hidrográfica as encostas assumem pendentes suaves e os penhascos são escassos, o que permitiu o desenvolvimento da actividade agrícola através do cultivo da vinha e do olival, donde se produzem vinho e azeite de excelente qualidade. A partir desta zona para sul o Douro assume novamente um vale mais encaixado por entre rudes e monumentais escarpas graníticas nas freguesias de Peredo de Bemposta, Ventozelo, Vilarinho dos Galegos e Bruçó.
(texto do ICNB)
13 julho 2012
10 julho 2012
Aqui nasceu Portugal
Afonso Henriques visto por João Cutileiro em 2001.
A Igreja da Colegiada e o Alpendre Gótico, no largo da Oliveira.
01 julho 2012
S. Pedro da Afurada
Um mês de trabalho para dezoito minutos de encanto pelo fogo
que, este ano, se estendeu à Ponte da Arrábida, na comemoração dos cinquenta anos daquela estrutura.
28 junho 2012
26 junho 2012
Querem espoliar o Norte das suas relíquias ferroviárias
A mais antiga locomotiva existente na Península Ibérica, conhecida entre os ferroviários pelo nome carinhoso de «Andorinha», está em vias de ser deslocada da região onde trabalhou mais de cem anos, para o sul. O alerta é de um grupo de ferroviários aposentados, que se opõem a esta decisão numa carta-aberta intitulada «Querem espoliar o Norte das suas relíquias ferroviárias».
Os signatários afirmam que esta locomotiva e outro património que poderá abandonar Nine, em Famalicão, deverá permanecer no Minho «exatamente como os quadros de Grão Vasco devem continuar na Igreja de Tarouca ou no Museu Grão Vasco de Viseu, bem como os Painéis de S. Vicente, de Nuno Gonçalves, em Lisboa», argumentando que se trata de uma «mais-valia imprescindível para impulsionar a economia local e regional, no âmbito do turismo, ao diversificar a oferta cultural».
Leia a carta-aberta e veja a «Andorinha» e o belo edifício da cocheira de locomotivas a vapor de Nine, no blogue aqui ao lado, A Cidade Deprimente.
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