22 março 2006

A Outra Face da Cidade Surpreendente

Bata para entrar n'A Outra Face da Cidade Surpreendente

Não raras vezes me têm perguntado se o Porto é, ou não, tal como tem sido mostrado neste blogue. Se respondesse com o velho ditado que diz «quem o feio ama, bonito lhe parece», como já me foi sugerido, mentiria, não por a cidade me desgostar, mas porque ela é realmente interessante, bonita e surpreendente.

A cidade de granito, a que foi sendo construída até à primeira metade do século XX, adaptando-se pacientemente ao relevo físico da parte final do vale do Douro, constitui um conjunto urbano admirável. É essa parte do Porto que tem sido mostrada aqui, ignorando, de algum modo, a desertificação que a urbe tem conhecido de há trinta anos para cá.

O declínio, contudo, não lhe tem beliscado a respeitabilidade. A dignidade da decadência da cidade de granito está representada naquele pobre batente sem serventia, que resiste à passagem do tempo na porta de uma casa abandonada e que assinala, aqui, a entrada para algo que devia a mim próprio há algum tempo, a abordagem fotográfica à outra face da cidade surpreendente.

19 comentários:

Anónimo disse...

Olá, Carlos.
Nem por isto, a foto do batente mostra toda a altivez, pomposidade, classe de tua cidade. É como aquele que mesmo se sabendo secular, nao se intimida em mostrar todo o conhecimento que detém. Não faz conta aos anos.É o representande legítimo de gloria do Porto.
Abraços de São Paulo-Brasil

Pedro Estácio disse...

Olá Carlos,

São duas faces de uma mesma CIDADE FANTÁSTICA que é o nosso Porto.

É evidente que, os laços afectivos que me ligam a esta minha cidade de sempre, conseguem ultrapassar muitos dos aspecto negativos que o Porto apresenta, alguns dos quais já aqui abordados, mas fazendo um balanço (com a isenção possivel ;)...) o Porto é um cidade surpreendentemente FANTÁSTICA!

Quanto à "A Outra Face da Cidade Surpreendente", como sempre, tem a assinatura da qualidade a que o Carlos já nos habituou!

Um grd abrç,
Pedro Estácio

rps disse...

Parece-me uma excelente opção, CR, partir agora para "a outra face". Uma bela ideia, sem dúvida.
Fico em elevada expectativa, a par da elevada estima...
Abraço.

Filipa disse...

Desde que tomei conhecimento deste Blog Surpreendente, faço questão de ser leitora assídua. Sem dúvida, o Porto é uma Cidade Surpreendente.

blue kite disse...

Todos as possíveis faces da cidade fazem parte do Porto. Para mim bela mais bela não há...

Anónimo disse...

Um batente belíssimo que resistiu ao choque tecnológico. Sou visitante deste site que cada vez mais admiro. Parabéns, e continue a surpreender-nos.
LM

Anónimo disse...

Não conhecia este blog e gostei bastante, vou passar a visitá-lo com frequência.
Muito bom!
http://cuaoleu.blogspot.com

por um fio disse...

Ah! E a cidade surpreendente não nos quer surpreender com alguns dos sítios por onde Eça de Queirós terá passado ou marcado com as suas obras, associando-se dessa forma aos nossos percursos Queirosianos? Porto, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Costa Nova (já é Aveiro), enfim, são paisagens e acontecimentos a não perder! Perdoe-me este "desafio"...

Anónimo disse...

Não me ocorreria dizer do Porto que é uma cidade bonita. O Porto tem mais do que isso: carisma. A beleza é por definição pasto do tempo. O carisma, o encanto e a personalidade transcendem-no.
Grande cidade.

Anónimo disse...

Não me ocorreria dizer do Porto que é uma cidade bonita. O Porto tem mais do que isso: carisma. A beleza é por definição pasto do tempo. O carisma, o encanto e a personalidade transcendem-no.
Grande cidade.

maloud disse...

Agradeço ao Carlos Medina Ribeiro, um portuense "exilado", ter-me conduzido à minha cidade surpreendente.

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Olá Carlos,

Obrigado por transmitir e partilhas tão belas imagens do Porto. Um blog tão surpreendente de encanto como a própria Cidade e os Amigos que tenho por Aí...

Miguel

Impensamental disse...

Verdadeiros quotidianos, falsidade intransigente, expiatória, decadente, emanada de provérbios celestiais, teatro de marionetas internacional. Cão esqui mot mot motim abonatório celestial num navio ancorado em tempo nenhum nem pátria nem sono despedida animal concerto de verão com despesas do natal tudo em mim sabe a sal de um mar já passado ainda antes da palavra Sol. Sardinhas do Sol, sardinhas do Mal, sardinhas animal peixe nadador cobiçado com pimentos em redor de nós com escamas na face defronte do espaço sideral onde tudo parece silenciar-se para ouvir o linguarejar da cadela da ulemá, a beber água?
Linguarejar são raspas de frases disso.

Anónimo disse...

Quem ama esta cidade, como eu própria o faço, ama o bom e o mau. Amar uma cidade ou país, é como amar uma pessoa: temos que aprender a lidar com as duas facetas. Mas o importante é que é sempre possível melhorar aquilo que mais desagrada. É o facto de se gostar tanto da cidade que nos vai levar a lutar para tornar belo o que hoje não está. O Porto merece e nós também.
O Porto é bonito, tem carisma e tem personalidade.

César disse...

Concordo com o ultimo comentario! Pena é a nossa carismatica cidade nao ser mais bem estimada! É que eu trabalhei mt tempo no centro da nossa cidade e conheço-a mt bem!! Adoro-a!! Mas desculpem-me a franqueza(alias, eu axo k esta caracteristica é mais uma das quais me orgulho de pertencer as "gentes" do norte), é TRISTE ver que para além de mt pouco se fazer para manter este patrimonio singular de raizes passadas, é efectivamente a falta de higiene, uma coisa basica e k tanto me entristeçe!! E posso vos citar um exemplo ENORME, como é a Sé do Porto!! É por demais o que se vé por lá!! O que eu gostava mesmo é que para além dos altos responsaveis poderem fazer mais nesse sentido mais simples, pela nossa cidade, o portuense mais comuns transformasse este nosso enorme gosto pela cidade, em simples actitudes de preservaçao do k temos de bom! Digo-vos... é mt triste ver os turistas em plena Sé do Porto, centro historico da nossa cidade, vé-los a desviarem-se de "armadilhas" no chao!! :( Já para nao falar do cheiro k por vezes é completamente insuportavel... :( :( Mas enfim...

Mónica (em Campanhã) disse...

obrigada Carlos por estoutra face do Porto, a face escura e feia que nos habituámos a conhecer e faz com que nos surpreendamos quando deparamos com a beleza da primeira. a Cidade Surpreendente reside muito neste constraste.

Anónimo disse...

Já "linkei" a Cidade Surpreendente ao meu Blog. Vivi na Invicta até Agosto do ano passado. Foram quase 7 anos onde cresci e aprendi a gostar tanto dessa terra como da minha.

Miguel de Sousa Azevedo
(Angra do Heroísmo-Terceira-Açores)

www.portodaspipas.blogs.sapo.pt

Carmen disse...

Parabéns pelo magnifíco trabalho feito através de blog.
Para quem ama o Porto é um deleite vir aqui.
E o Porto bem precisa de todos que o amam!!!

th disse...

Se eu pudesse fazer soar tal batente , de diversas formas, em variadas escalas, sempre que aqui venho....fazia uma simfonia!
Abraço, th