05 outubro 2006

Frente e verso

É uma agradável surpresa entrar no edifício de fachada cinzenta, austera e clássica da Caixa Geral de Depósitos, e deparar com as cores vivas, o ritmo e os padrões geométricos que caracterizam a Art Déco, na Galeria da pequeníssima antena da Culturgest, no Porto. Um espaço vivo e conservado de que se recomenda a contemplação.

Na Outra Face da Cidade Surpreendente está à vista o verso desta página. No mesmo espaço monumental, o da Avenida dos Aliados e da Praça da Liberdade, pode observar-se o estado deprimente do interior do edifício do antigo Café Imperial, café que, seguramente, teria tido o mesmo destino dos pisos superiores do prédio, se não tivesse sido renovado pela McDonald's.







9 comentários:

Repórter M disse...

É fabuloso! E pode-se visitar ou é preciso fingir que se quer fazer um crédito ou qualquer coisa assim?

CARMO disse...

Para variar, as fotografias estão excelentes!
Só mesmo aqui é que revemos estes recantos fantásticos da cidade surpreendente.
Espero que possa continuar a brindarmo-nos com estas fantásticas imagens e histórias.
Abraço,
Sérgio

th disse...

Pois recebi a notícia, que agradeço, e cá estou a descobrir mais um pouco da nossa cidade pelos olhos de um expert. Cidade que se torna mais enriquecida por estas imagens que a descobre, a desnuda e nos mostra o seu explendor.
Quanto à periocidade dos posts é bom que não te preocupes, para nós, teus fãs, a visita é assídua, sempre à espera que nos "surpreendas"...
Um abraço amigo, th

rps disse...

Há uma meia dúzia de anos, entrei aqui pela primeira vez e foi uma grande surpresa.

JRP disse...

A primeira vez que aí entrei foi numa noite da Porto 2001, já não sei se a abertura ou o fecho desta, e fiquei encantado com o que lá encontrei. Seriam para aí umas 4 da manhã e, enquanto diferentes manifestações artísticas decorriam, uma pequena feira de livros do Porto decorria a preços muito bons. Lá cometi a saudável loucura de comprar o "Porto e os seus fotógrafos", que tantas horas de leitura e contemplação me ofereceu (apesar de ser um livro carote!). Foi uma bela noite non-stop, com eventos a decorrem em toda a baixa 24 horas. E que tal repetirem iniciativas semelhantes associadas a outros propósitos?

Monalisa disse...

Tive a oportunidade de visitar este espaço na Capital Europeia da Cultura e ver aí a exposição "As cidades de Àlvaro Siza" - duas coisas fabulosas.

Obseervador disse...

Lindo Blog.
E o cabeçalho do mesmo está um primor. Também eu gostava de fazer cabeçalho assim.
Não tem nada a ver com o porto.
Mas visitem o meu blog, amigos.
Cliquem aqui para visitar o meu jornal. Abram o navegador em nova janela por favor

Dina disse...

Há alguns meses atrás encontrei este blog e a partir daí que lhe faço visitas assíduas. Estou a adorar conhecer o Porto, já que nunca estive lá pessoalmente. As fotos são muito boas.
Até mais

Anónimo disse...

lindissimo o edificio. interessante também o piso -1 onde fica o antigo cofre.
visitável em algumas exposições