28 de dezembro de 2008

Gilreu, o rochedo milenar...

... fustigado pelo vento gelado e pela chuva, antes de ser engolido pela escuridão da noite sob a escolta de dois navios perfilados no horizonte.

10 comentários:

Margarida Pereira disse...

Hoje - agora - é um dia e uma altura tão boa quanto outra qualquer para declarar o gosto pela existência deste espaço encantador.
A minha amada cidade assim, bela e livre, como ela só...
Perspectivas do coração, que às vezes aos olhos escapam.
Mapa de memórias; tantas infindáveis histórias, pelas veias deste burgo único.
O único 'mas' é essa declarada alergia ao autarca.
Isso dava pano para mangas. :)
Abraço azul-mar.

McBrain disse...

Gostei muito....mas...permite-me uma questão... qual a quantidade de photoshop usada? :-)

E se não usaste... que lente e settings usaste para estas cores...e já agora, a que hora tiraste a foto? Está tão diferente....

Desculpa a quantidade de questões, mas deixaste-me curioso...

Carlos Romao disse...

Mc Brain

Há nesta foto, como nas demais que aqui publico, pouquíssimo Photoshop.
A fotografia foi tirada com uma vulgar Nikon D80, regulada para 500 ISO, com um diafragma de 5.6 e uma distância focal de 105 mm (numa objectiva 18-135). O ficheiro não registou a velocidade de obturador mas lembro-me que foi de pouco mais de 1 segundo; uma pose portanto, que deu origem àquela mancha branca difusa sobre as ondas, que sugere tratamento digital. Usei o Photoshop para alterar o tamanho da imagem e para lhe retirar uma dominante magenta, proveniente da iluminação da Avenida do Brasil, aproximando a foto da realidade que vi quando a tirei; eram então 17h29 minutos do passado dia 27, e chovia como foi dito na legenda. Conclusão, a magia - se é que existe neste caso - estava lá, não é digital ;)
Obrigado pelo comentário.

nieves disse...

Às vezes nós somos também este rochedo, prontos para sermos engolidos pela escuridão do mundo.
Cumprimentos

Ana Alves disse...

O FCC09 apresenta o primeiro Encontro Nacional de Bloggers de Cultura e/ou Criatividade!!
Este evento, a realizar no dia 08 de Fevereiro de 2009, inserido nas actividades do FCC09 tem por objectivo, reunir a comunidade de criadores de blogues, relacionados com as áreas do Património, Museus, Arte, Cultura e Indústrias Criativas, e criar um espaço informal de debate, discussão e partilha de ideias e experiências.
O registo como Blogger pode ser feito no nosso site, em Escreva-nos/Registo, e dá direito a um "Pass Blogger", que permite a entrada gratuita em todos os dias do TEMPUS e da CONCEPTA.
Para efectuar o registo como Blogger, deverá possuir um Blogue na área da Cultura ou Criatividade e nele introduzir uma referência ao FCC09 e um link para o nosso site (www.inovaforum.org).

Teófilo M. disse...

Panóplia de cinzentos em tela natural.

Bravo!

João Pedro disse...

Em tempos chegou a haver, na Avenida Brasil, na mesma linha do rochedo, um restaurante chamado Gilreu.
Por alturas do Euro 2004, em que havia bandeiras nacionais por toda a parte, nem o Gilreu escapou: lá estava o estandarte verde-rubro cravado na rocha.

looking4good disse...

Belo, um tanto escuro. Espero que o Novo Ano não seja tão sombrio quanto apregoam.

Carreira disse...

Bom 2009!!!
Abraço,
José Carreira

candida disse...

podes aconselhar-me uma máquina fotográfica razoável? gosto muito de fotografia mas só. :) ou seja,não percebo nada de yécnica fotógráfica.