14 junho 2010

O Parque Oriental

Transformar um espaço compartimentado e acidentado de campos num contínuo natural, relvado, arborizado e com uma rede de caminhos onde as pessoas tenham prazer em passar uns tempos livres em sossego. Foi assim que o arquitecto Sidónio Pardal definiu o trabalho realizado nos primeiros dez hectares do Parque Oriental da Cidade, aberto ao público há dias.

O espaço, sendo do mesmo projectista, tem semelhanças com o Parque da Cidade, na zona ocidental do Porto, no entanto apresenta características diferentes, da modelação do terreno à vegetação e ao facto de integrar o rio Tinto que, apesar de não ser o rio sujo que foi outrora, precisará de ser despoluído.

Se o projecto vier a ser executado na íntegra – não há qualquer data para a continuação da obra - o parque deverá ocupar uma área cinco vezes maior, ao longo do vale do rio, entre Pego Negro e o Freixo, na freguesia de Campanhã.









14 comentários:

margarida disse...

Lindo!

Unknown disse...

Será que me pode ajudar a saber em que ponto exacto começa e acaba o Parque ? Dizer que o Lagarteiro está ali, ou Azevedo, é tão vago. Infelizmente nem a Camara nem os Jornais nos dão uma orientação.

Fernando Ribeiro disse...

Há 8 dias, andei de carro por estes lados e não atinei com a entrada do parque. Se não estivesse acompanhado pela minha mãe, que já não tem idade para caminhadas, eu teria deixado o carro algures e iria procurá-la a pé.

Para complicar as coisas, passou agora a haver dois "parques" com nomes equivalentes: este Parque Oriental e o centro comercial Parque Nascente! Quantas pessoas haverá que quererão visitar o parque propriamente dito e acabarão por ir parar ao centro comercial, que está muitíssimo mais sinalizado?

Que raio de ideia, a de chamarem "parque" a um reles shopping!

Carlos Romão disse...

Quem conhecer mal aquela parte da cidade perder-se-á com facilidade. Eu fui pela N12, ignorei o tal "shopping" e segui até ao nó de Areias.

O Google Earth ainda mostra o espaço “compartimentado e acidentado de campos” referido pelo arquitecto, mas a entrada do parque já lá está. Fica num arruamento novo, a Avenida Francisco Xavier Esteves; as coordenadas são 41 09 18 N e 8 33 58 W

Fernando Ribeiro disse...

Muito obrigado pela informação. De facto, o Google só mostra a entrada; o resto do parque ainda está por atualizar.

Conheço aquela zona há muitos anos, desde quando era um espaço 100% rural, com carros de bois, eiras de milho e tudo. Era mais rural ainda do que as terras vizinhas de Gondomar, apesar de pertencer à cidade do Porto... Estou curioso em verificar como está agora o Pego Negro.

Carlos Romão disse...

Fernando Ribeiro,
também conheci o Pego Negro mas o dos anos 80 e 90. Agora reencontrei-o arrasado por uma rede viária que não foi pensada para aquele local. Salva-se o parque.

Anónimo disse...

não foi pensada para aquele local. foi pensada para onde?

Anónimo disse...

não foi pensada para aquele local. foi pensada para onde?

douro disse...

Belíssimo

Unknown disse...

Caro amigo
Lá consegui dar com o Parque.
Realmente está muito bonito, Só é pena o Rio Tinmto estar muito poluido. Poderiam ao menos ter tirado o lixo que está agarrado aos ramos das margens.
Fiz um pps sobre as Hortas e o Parque de Campanhã
Um abraço

margarida disse...

E por lá andei hoje! Um mimo, de facto! Não é muito difícil descobrir, quem conheça minimamente aquela zona (como é o meu caso, que vivi em Rio Tinto vinte anos seguidos e continuo a lá ir semanalmente).
Terrenos notoriamente agrícolas (a minha mãe descortinou 'n' pés de videiras antigas, pelo curso do rio - que está poluidíssimo! parece um esgoto, coitadinho! -; espaço muito aprazível, a necessitar de limpeza urgente nas margens das águas do pobre rio... :(

Anónimo disse...

Boa tarde,

Será que alguem me pode explicar onde se inicia o parque exactamente ? Tentei por as coordenadas no aqui indicadas pelo Carlos Romao, no Google Maps, mas nao consigo ir dar ao local referido.

Obrigado.

Fernando Ribeiro disse...

Caro anónimo,
Queira ver aqui a entrada para o parque: http://goo.gl/maps/imf9Q.

Anna disse...

O parque da cidade tem varias entradas : https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=zLprzYlxQHvQ.kJ_mdJAqPXoA&msa=0