16 agosto 2006

Finalmente...



Finalmente surgiu do ar, a única prevenção eficaz contra os fogos de Agosto, a chuva. E A Cidade Surpreendente entregou-se à contemplação das nuvens redentoras, algures no vale do Douro, encantada com a possibilidade de olhar em redor sem entrever uma única mancha de fumo. As noites frescas e os aguaceiros são, de facto, um preço baixo a pagar pela preservação da paisagem natural e uma excelente defesa contra a barbárie incendiária que nos tem assolado nos últimos anos.

17 comentários:

CARMO disse...

Barbaridade é pouco para classificar o que acontece ano após ano em Portugal. Adiciono selvajaria e muita imbecilidade, não só dos incendiários, mas também dos próprios bombeiros (que se não apagarem fogos vêm o seu sustento abalado...) e das autoridades que são nitidamente incompetentes.

Anónimo disse...

Já que se continua de "catedra" numa impotência atroz...

Haja algum poder, mesmo divino, que ponha cobro nisto!

Dói, dia após dia, ano após ano ouvir sempre a mesma lenga lenga dos incendiários (??) de opiniões e de florestas. No fim só mesmo a terra negra, só mesmo, uma natureza chorosa pelo seu verde perdido "arregaça" as mangas e se apressa a fazer algo em prol da renovação.

O homem, esse nada ou quase nada faz!

Já me esquecia. A(s) única(s) coisa(s) que sabe(m) fazer bem é tirar partido da situação! Afinal quem ganha (ou será que não ganha?) com este contínuo estado de coisas?

Desculpa esta revolta.

Beijão

Maricelper

Anónimo disse...

mas esta chuva tão em cima do calor ardente e da terra que ardeu à pouco vai lavar demasiado os minerais dos solos e arrastar as terras sem que dê hipotese de nascer nada. O solo depois fica mais ressequido. Mais do que chuva ontem parecia um dia de Novembro. Isso também não é bom, sabe bem aos seres vivos que arfam no calor mas faz mal aos que precisam de um ciclo estável da natureza para se reproduzirem. Eu ainda não sou velha e mesmo assim lembro-me de haver estações mais certas que isto...que vai de mal a pior, cada vez fico mais pessimista..

th disse...

É verdade...as Estações estão diferentes, me parece que já não são quatro, mas apenas duas, é o que consta tb por aí...é um facto que estamos a dar cabo do nosso planeta e a natureza está a ajudar.
Façamos alguma coisa para não virmos a ter saudades do dia de hoje!
Abraço amigo, th

Tânia Magalhães disse...

E andam bonitas as nuvens! Parecem "nuvens Simpons"!

iLoveMyShoes disse...

Eu confesso que estava farto do calor... até fui para a rua apanhar com a chuva! (constipei-me)

rps disse...

Abençoada chuva! Para os fogos e para nós. A melhor chuva que há é mesmo a de Agosto.

Joanissima disse...

... e eis que volta o calor... : (

(nunca mais é Outono...)

Anónimo disse...

Ainda bem que a chuva chegou com intensidade suficiente para apagar todos os incêndios que flagelaram o país durante a semana passada.

Pena foi que tenhamos autoridades muito boas a definir regras, modos de actuação e níveis de alerta das forças no terreno, e depois, quando chega a altura de as implementar se esqueçam que estivemos mais de 10 dias com temperaturas TROPICAIS e nunca o nível de alerta passou do laranja.

Porque não passar ao nível vermelho? Penso que condições piores para a ignição e propagação dos fogos não se conseguem encontrar aqu iem Portugal.

Será que não temos os meios necessários para o nível de alerta vermelho? Só pode ser esta a explicação.

Como viajo imenso pelo país, passo muitas vezes por estradas que em tempos eram rodeadas de verde e que actualmente estão reduzidas ao cinzento e negro do fim dos incêndios.

Se a mim, a quem as terras, vegetação, terrenos, etc. não dizem grande coisa, já me revolta imenso o estado em que ficam após um grande incêndio, imagino quem tem as suas vidas dependentes desta realidade.

Desculpem o desabafo.

PS: MUITOS PARABÉNS pelo blog.

João Soares disse...

Caro Carlos Romão
Estou completamente de acordo consigo.
Sou um visitante "mudo" do seu belissimo olhar sobre o Porto e posts muito inteligentes...pelo que quedo-me apenas a contemplar as fotos e a aprender sobre a nossa cidade o Porto.Parabéns.
Um ecoabraço
BioTerra

João Soares disse...

A capacidade de mobilização social é o que se constata aqui, bem perto na Galiza
http://www.ardegaliza.info/
Abraços
Bioterra

Anónimo disse...

Sem duvida.

João C. Santos disse...

Cada vez se torna mais complicado encontrar um espaço verde que nos inspire a um suspiro solene....

Anónimo disse...

Haja gente que nos faça parar e pensar nas coisas que realmente interessam, bem haja!

augustoM disse...

O S. Pedro nem sempre está a olhar para o lado.
Um abraço. Augusto

Luis Eme disse...

Sim senhor, belo blogue de imagens e palavras.

Anónimo disse...

http://toomuchcafeina.blogspot.com/

P.s.: Gostei bastante das imagens do teu blog, mtos parabéns.