4 de setembro de 2009

Homenagem a Fernando Lanhas

Como forma de agradecimento pela obra e pensamento de Fernando Lanhas, decidiu o Clube Literário do Porto homenagear mais um grande artista desta cidade, um dos maiores nomes da arte portuguesa do século XX.
Nascido no Porto, em 1923, é um homem de múltiplos interesses, arquitecto de formação, pintor, desenhador, poeta, arqueólogo, astrónomo, etnólogo, paleontólogo, coleccionador, etc.
A sua pintura introduziu o abstraccionismo em Portugal a partir de finais dos anos 40, tendo desenvolvido ao longo da sua carreira, uma concepção original da pintura.
Muito mais se poderia dizer sobre Fernando Lanhas, mas prefere o Clube Literário do Porto, convidar o público em geral a visitar este espaço e participar no mês de actividades que pretende organizar em sua homenagem, em simultâneo com a mostra que fará, alusiva à sua obra literária e ao seu pensamento.
A exposição inaugura a 5 de Setembro de 2009 pelas 16h00 e poderá ser visitada de Segunda a Domingo, das 09h00 à 01h00 da manhã (entrada livre).

Clube Literário do Porto

2 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

Quando a exposição no Clube Literário do Porto já não estiver patente, será sempre possível admirar obras de Fernando Lanhas no Museu Nacional Soares dos Reis, as quais fazem parte da exposição permanente do museu.

Seja no CLP, seja no MNSR, vale a pena admirar a obra de Fernando Lanhas, uma obra que é original e de uma extraordinária beleza e harmonia, mesmo nos casos em que ela for extremamente simples. Nela, nunca nenhuma linha, nenhuma cor nem nenhuma forma estão a mais ou a menos, ou fora do sítio.

Admiro-o imenso como artista e vejo-o de vez em quando num café da Fonte da Moura, que ele frequenta habitualmente.

Carlos Romao disse...

Fernando Ribeiro,
É com prazer que verifico que continua a visitar este blogue. Também sou um admirador da obra de Fernando Lanhas e da sua capacidade de verter um imaginário fecundo em arte, que acaba por enriquecer todos os que a contemplam.