Foi a 17 de Dezembro de 2004 que surgiu a primeira entrada deste blogue, uma pequena reflexão a propósito de uma fotografia aérea tirada por mim em 1997. A Cidade Surpreendente apareceu assim, sem anúncio de intenções aos eventuais visitantes deste espaço porque tinha uma existência anterior, na plataforma Fotolog, onde esteve entre Junho de 2003 e Maio de 2005.
Nessa altura, em 2003, existia apenas um sítio organizado, na Internet, com fotografias do Porto, intitulado O Porto em Fotografia, de António Amen.
A Cidade Surpreendente foi, então, o segundo sítio na rede destinado à publicação regular de fotografias da nossa cidade. Anunciava-se como um diário dedicado “à fotografia e à veneração da sua essência - a contemplação de imagens estáticas” que considerava ser “um prazer perdido num ambiente poluído por apelos ao movimento”.
O terceiro sítio com o mesmo objectivo foi o Baixa do Porto, um álbum fotográfico aberto à participação dos visitantes, criado por José Guimarães em Julho de 2003. Este fotologue não deverá ser confundido com A Baixa do Porto, o popular blogue iniciado por Tiago Azevedo Fernandes em Abril de 2004.
A migração da Cidade Surpreendente para o Blogger foi pautada pela perda de visibilidade. No entanto, com a passagem do tempo, começou a haver algum retorno, comentários e e-mails de visitantes que se manifestavam positivamente sobre o blogue. A primeira grande referência, que fez com que uma autêntica multidão passasse por aqui, veio do Blasfémias, a que se seguiu outra onda de visitantes, não menor, vinda do Abrupto.
O blogue diversificou-se com a publicação de pequenas reportagens e crónicas.
Em A tradição ainda é o que era, aborda-se um antigo fabricante de perucas que continua a trabalhar na Rua do Bonjardim; Na poeira da memória descreve um armazém tradicional de tecidos, entretanto desaparecido; Do moinho e da vida mostra-nos um quadro rural aqui bem perto do Porto; Uma imagem para uma nota do quotidiano portuense relata-nos um fait-divers da urbe.
Outros exemplos são as abordagens a algumas livrarias da cidade, como a Latina e a Lello e a adaptação do filme Arquitectura do Rabelo, onde se mostra a última equipa de mestres a construir um rabelo pelo processo tradicional, numa praia fluvial.
A par da Cidade Surpreendente, que não revelava a decadência do centro do Porto, surgiu, em 2006, como factor de equilíbrio, a Outra Face da Cidade Surpreendente que, mais tarde, mudaria de nome para A Cidade Deprimente. Ali mostra-se o triste estado a que nós cidadãos, mas sobretudo o regime político vigente deixou chegar e mantém, com paninhos quentes, o centro do Porto - uma enorme e extraordinária ruína, fenómeno que, como é sabido, não é apenas portuense.
Creio que ao longo destes cinco anos A Cidade Surpreendente contribuiu para o aparecimento de outros blogues temáticos sobre cidades e que mudou, na internet, a maneira de olhar - e sobretudo de fotografar - o Porto. Fora da rede foi referenciado sobretudo pela imprensa mas também pela rádio e pela televisão.
A todos os que continuam a passar por aqui, o meus parabéns. O blogue, a um ritmo muito próprio, está para lavar e durar.
17 dezembro 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
23 comentários:
Parabéns ao blogue que, apesar da idade, continua elegante, bonito, interessante e útil.
Parabéns Carlos Romão pelo excelente trabalho.
...E que continue por muitos e muitos anos..
;)
Caro Carlos Romão, a ssru é um sítio da Cidade que deve a sua existência à inspiração e ao desbravar do caminho feito por blogues com conteúdo e espírito crítico como "A CIDADE SURPREENDENTE" (que inveja de nome é este!).
É por isso que hoje, estamos aqui os quatro em filinha, de pé, em ovação geral, a agradecer e a marcar presença. Muito obrigados!
e ainda bem! sou uma visitante assídua porém este é o meu primeiro post. Como Lisboeta que sou adoro a possibilidade de vir até ao seu blog e matar da saudades onde não nasci mas que tenho como minha. Muito Parabéns pelo seu blog!
Ana Costa
Caro Carlos Romão,
Este seu Blogue é, seguramente, um marco e uma referência muito importante para a nossa ANTIGA, MUI NOBRE, SEMPRE LEAL E INVICTA CIDADE DO PORTO e, consequentemente, para todos os Tripeiros - de nascença e/ou de adopção.
Por isso, ele é um dos Blogues que estão na minha pasta intitulada QUINTESSÊNCIA ou QUINTA-ESSÊNCIA (como se queira, pois penso que se pode escrever das duas formas).
Os meu Parabéns e que continue a maravilhar-nos com as suas entradas, por muitos e muitos anos.
José Couto
Porto
Nado em Cedofeita
Residente, primeiro em Ramalde e, há mais de 20 anos, em Aldoar
Carlos,
Parabéns por este blog que, juntamente com a tua ajuda, me ensinou a ver a cidade com outros olhos.
Continua com o bom trabalho.
Beijinhos e até breve,
Ana Sofia Marques
Parabéns à Cidade Surpreendente! E boas Festas:-)
Parabéns e lembranças, amigo Carlos. Ainda tens de fotografar Valência; não te esqueças!!!
Dende a Galicia, uma aperta dum seu leitor, namorado de Porto e dos "tripeiros"
parabéns, continua sempre a valer a pena
Obrigado a todos pelos estímulos e pela simpatia. Uma palavra à SSRU: continuem com vossa sociedade que, apesar de ser secreta, trabalha para a transparência.
Sou uma jovem frequentadora da Cidade Surpreendente. Curiosamente fixei-me aqui com a "polémica" do abeto da Praça de S. Pedro no Natal passado. Defendi e defendo, contra todos os comentadores e o próprio Carlos Romão da colocação de um pinheiro natural naquela belíssima Praça. Mas não vou reatar a discussão.
Quero dar-lhe muitos Parabéns pela qualidade do blog, pelo seu aniversário,e continue sempre a "surpreender" com as belíssimas fotografias que faz desta cidade.
Obrigado por mostrar o cenário elegante.
Eu respeito as tuas obras sem o mesmo tipo em outros lugares.
De Extremo Oriente.
Atenciosamente.
...sei o que isso é (como no anúncio do Cêgripe...) :))) pois já fiz 6 a 19 de Novembro
...manter a "blogagem" durante assim tanto tempo merece destaque
...e, neste caso, o Carlos Romão não só merece destaque como um abraço de parabéns pelo óptima dedicação que sempre dedicou à nossa cidade
...parabéns mais uma vez
Muito obrigado! muito obrigado por nos dar a conhecer o Porto!
A cidade já não me surpreende!
Certa gente continua a surpreender
Mas o teu olhar, Carlos, fica para o futuro
O teu olhar e as palavras do César serão marcos, serão registos para aqueles que não a sentem, não a vivem no quotidiano.
Eu só sei que não a consigo viver assim, eu só sei que não consigo fotografar no seu intímo, não sei descrever nas imagens nem nas palavras.
Deixei-me de imagens, deixei-me de poesias.
Mas sinto-me!
Aqui.
Vamo-nos por mais cinco?
Contra a mediocriedade, pela cidade, continua, s.f.f.
t. (do umbigo da urbe)
Ao CARLOS ROMÃO não digo muito mais que um grande PERSISTA e NÃO DESISTA. Atendendo à época, acrescento uns sinceros votos de BOAS FESTAS e um MELHOR 2009.
Fernando Torres O ESCREVINHADOR
O Carlos Romão está de parabéns pelo magnífico trabalho com que nos tem brindado. Daqui o meu muito obrigado, esperando que continue a oferecer-nos brilhantes "bonecos" da nossa querida cidade.
Há que te dar os parabéns Carlos
e agradecer-te pelos belíssimas sensações por que nos fazes passar sempre que navegamos pelos teus textos e fotografias.
Abr
Mais uma vez parabéns por este blogue, um documento riquíssimo na nossa blogosfera...
Votos de boas festas e que este espaço continue com a mesma qualidade que nos tem habituado...
De Ourense, saudamos o autor do blog e a romântica cidade da Galiza do Sul.
J.Arteiro
Parabéns ao Carlos pelo Porto que nos mostra.
É por meio de teu olhar que mato um pouquinho a saudade dessa cidade que tem meu coração. Parabéns e obrigada.
Eu cá vou passando...
PARABÉNS e um Feliz Natal!
Beijinhos
Enviar um comentário