20 setembro 2011

O Porto há 30 anos - IV

A debandada da população do Porto para os concelhos limítrofes já tinha começado quando esta imagem foi captada, entre 1981 e 1985, mas Gaia não tinha ainda a densidade de construção que tem hoje, sobretudo ao longo da Avenida da República e na encosta a sul das Devesas, dois dos locais mais densamente povoados daquela cidade que podem ser observados na fotografia.


Do lado de cá do Douro vêem-se duas ruas que rasgam o casario na vertical da imagem: Santa Catarina, à esquerda, e Sá da Bandeira, quase ao centro. Em baixo, na horizontal está a Rua de Gonçalo Cristóvão.
Clique na imagem para a ver maior.

2 comentários:

C.C. disse...

vivi 22anos na R. de Gonçalo Cristóvão em frente ao silo-auto.É curioso, também me parece que estou na varanda das traseiras.Agora a sério, até parece que me vejo lá...

Carlos disse...

A foto foi tirada, portanto, algures entre os meus 5 e 9 anos. Nessa altura, eu vivia na Rua de Santa Catarina, um pouco acima da esquina com a Rampa da Escola Normal; e, mais tarde, em 86, mudamo-nos (eu e a minha família) para a Rua de Gonçalo Cristóvão. Estudei na Escola Primária situada na Escola do Magistério Primário do Porto (actualmente, o edifício é ocupado pela ESMAE), e do recreio tínhamos uma vista sobre toda a baixa e Gaia. Esta foto despertou-me belas memórias... Obrigado.