18 outubro 2005

O Libertador

16 comentários:

PR disse...

é o maior.
mai nada.

Teófilo M. disse...

fim de tarde?

Anónimo disse...

Carlos,

Por mero acaso encontrei teu Blog....acredita que fiquei arrepiado com a intensidade das fotos?..graficamente excelente.

Adoro a nossa cidade.

Muitos parabéns
Ganhas-te visitante frequente. Continua

Octávio

th disse...

Carlos:
e esta luz? foi encomendada por expert.
Um abraço, maravilhada, th

Pedro Estácio disse...

Que grande praça... numa grande avenida!

Viva a Liberdade!... e os Aliados tb!

Abrç,
Pedro Estácio

AM disse...

Já publicado por mim, noutros lados
Acho que aqui vem a propósito:

"60 Mil Contos ou 120 mil contos?
Ou, ?como poupar umas massas?

Não foi muito comentada (que eu visse) nem em Blogs nem na comunicação social, a informação, prestada por um interveniente na recente Reunião Pública ?Em Defesa dos Aliados?, de que a operação de rodar 180º a estátua do D. Pedro, custaria a módica quantia de 60 Mil Contos!!! (assim mesmo contos à moda antiga)

Parece-me muito dinheiro, pelo que muito gostaria de ver alguém a confirmar ou desmentir esta informação.
No entanto, nem que fossem ?apenas? 6 Mil, ainda me parecia caro.
Mas, por enquanto, vamos lá elaborar com base nos tais 60 Mil Contos, pois parece-me que a situação carece de análise, por simbólica.

Começo então por questionar:
Alguém acha que vale a pena gastar 60 Mil Contos para virar a estátua para o Norte?
Alguém acha que é uma prioridade para a Cidade gastar 60 Mil Contos a virar a estátua para o Norte?
Alguém acha que é por causa de permitir um melhor enquadramento ao acesso à estação do Metro que se vai gastar 60 Mil Contos a virar a estátua para o Norte?
Alguém acha que é a altura correcta, dada a necessidade de conter a despesa pública, para gastar 60 Mil Contos a virar a estátua para o Norte?
Mas, admitamos como provável que não serão consideradas as objecções dos ?profissionais do contra?, e lá se gastam os tais 60 Mil Contos e se vira a estátua para o Norte.
É provável que, passado algum tempo, apareça alguém que, por considerações históricas ou estéticas, entenda que, afinal, se deve voltar a virar a estátua para o Sul.
Dependendo do seu poder, de persuasão ou outro, pode ser até que a ideia tenha pernas para andar.E, considerando os antecedentes históricos, até me parece um cenário muito plausível.Então, seguindo este raciocínio, é provável que, dentro de algum tempo, se esteja a ponderar a despesa de mais 60 Mil Contos (actualizados) para se tornar a virar a estátua para Sul.
Então é provável que, em vez de 60 Mil Contos, estejamos na realidade a falar de um valor previsto de 120 Mil Contos, para virar a estátua para Norte e, passado algum tempo, tornar a virá-la para Sul.

Por isso cá vai a minha proposta:

FAÇA-SE TUDO DE UMA VEZ

Ou seja, aproveitando a presença dos equipamentos e dos operários, se rode a estátua 180º para Norte e, logo de seguida, aproveitando as sinergias, se rode outros 180º, ficando assim, definitivamente a estátua virada para Sul.

Estou convencido que, se bem negociada, esta solução permitiria poupar um valor significativo, à CMP, ao Metro do Porto ou sei lá, a quem vai pagar esta operação, e que, em vez de 120 Mil Contos, se poderia fazer o serviço por apenas 100 Mil Contos ou até menos, com a vantagem de se causar um menor transtorno ao trânsito de viaturas e peões, dada a operação, no seu total, ser realizada de uma só vez.

Obviamente que, apesar de menores, continuaria a haver lugar a honorários de valor significativo, e até, quem sabe, talvez ainda dê para umas prendazinhas, pelo que, nem projectistas nem decisores sairiam muito penalizados.

Esta minha proposta parte do pressuposto que o tal valor de 60 Mil Contos para dar ?meia volta? à estátua é o correcto (novamente solicito confirmação ou desmentido) e, tem apenas como objectivo, permitir alguma poupança de recursos ao erário público (?) e de transtornos à população.

Naturalmente admito que possam haver outras ideias que, quem sabe, produzam o mesmo efeito final com custos ainda inferiores.
São sempre bem vindas.

Melhores cumprimentos
António Moreira"

Carlos Romão disse...

Caro António Moreira
Como poderá imaginar, eu não posso confirmar nem desmentir o custo da rotação da estátua de D. Pedro IV para Norte. O que lhe posso dizer é que depois de ter lido o seu texto, e acedendo à abertura que deixou para outras ideias, me surgiu uma proposta alternativa. Colocá-la num rodízio que giraria noventa graus todas as sextas-feiras, contemplando assim dois dos pontos cardeais em falta, o leste e o oeste. Esta seria, quanto a mim, uma solução para todos os gostos, como nos restaurantes.

ManuelaDLRamos disse...

Para os interessados: "...por que razão a estátua do famoso cavalo real tem de estar de costas para a Avenida..." nos ALIADOS (decidamente entregues à bicharada)!
(Abraço Carlos Romão!)

Lino Gomes disse...

A cidade esteve sempre do lado certo da história! E, já agora, faz muita diferença que ele olhe para a Avenida em vez de olhar para o Palácio das Cardosas?!

Susy disse...

Fotografia belíssima de uma das figuras importantes da nossa história!

Bjs!

Susy

noasfalto disse...

Ainda não perceberam que ele está a olhar para os infiéis?

Anónimo disse...

Ó tripeiros: esporeiem o cavalo e ele que fuja do Porto com o seu cavaleiro...!A cidade "invicta" já não o merece e coloquem em seu lugar outra !
Sugestões: o "Rei vai nu" ou então "Robin e o amigo" de moto e side car. Ah!Ah!Ah!

ManuelaDLRamos disse...

Já agora mais este apontamento sobre a estátua de D. Pedro IV na Praça da Liberdade: vale a pena ver como a Praça há um século e ficar a saber quando e porque foi lá colocado esse Monumento.

Anónimo disse...

Não vou comentar a foto para não me tornar repetitivo.

Sobre a posição da estátua, acho natural que, procedendo-se a uma remodelação do espaço, ela possa ficar noutra posição.

Levantam-se muitas vozes contra a remodelação, como se aquilo que lá está tivesse nascido assim.

Para fazerem aquilo que lá está, da Cardosas à Trindade, destruiu-se muita coisa sem critério.

O importante é que a estátua fique. O resto...

António Conceição disse...

Dois comentários:

1- Todas as estátuas equestres da cidade do Porto estão voltadas a SUL (a última a ser instalada julgo que terá sido a do Vímara Peres, junto à Sé). Isso ficará talvez a dever-se ao facto de ter sido esse o sentido da reconquista cristã que fundou a nacionalidade e lhe deu os traços perenes. Uma estátua equestre virada a Norte transmitiria mais a ideia de um cavaleiro em fuga, do que a de um herói celebrado no bronze.

2- Eu não sei se o amigo Carlos Romão o fez por inconsciência ou se o fez de propósito, para criar um incidente diplomático com a Venezuela. A verdade é que a estátua que ele intitula de "O Libertador" não é de Simon Bolívar e, portanto, a ideia só pode ser a de desafiar o povo venezuelano. Se o piloto do avião arrestado faz hoje precisamente um ano for condenado, já sabemos de quem é a culpa. É do senhor Carlos Romão.

AM disse...

Caro Carlos Romão

Acho excelente a ideia do pedestal rotativo :-)

Caro Lino Gomes

"...faz muita diferença que ele olhe para a Avenida em vez de olhar para o Palácio das Cardosas?! "

Tirando todas as restantes razões fundamentalmente de cariz simbólico (e naturalmente sujeitas a debate) acho que gastar 60 MIL CONTOS no acto faz alguma diferença, nem que seja apenas e também simbólica.
Eu sei que para quem gere milhões, para quem aceita que se gastem milhões numa obra desnecessária e apenas ostentatória, provavelmente a tornar ainda pior o que já é mau, 60 MIL CONTOS possa não ser muito dinheiro, e, por isso, talvez não lhe faça assim grande diferença...

Para mim (talvez para muitos outros caso o venham a saber)gastar 60 MIL CONTOS a girar a estátua, FAZ MUITA DIFERENÇA, SIM SENHOR.

AMNM