13 de junho de 2005

Uma homenagem aos pescadores em Matosinhos

No catálogo da exposição retrospectiva da obra de Augusto Gomes realizada em 1978 no Centro de Arte Contemporânea, então a funcionar no Museu Nacional de Soares dos Reis, aquele pintor é referido como tendo sabido representar a faina e o quotidiano das gentes de Matosinhos, através de uma pintura reveladora do sofrimento da labuta no mar.



Trinta anos após o desaparecimento físico de Augusto Gomes, o escultor José João Brito retomou as personagens do pintor e fê-las renascer, moldando-as em bronze.
O resultado, um generoso grupo escultórico, pode ser admirado em Matosinhos. Está lá tudo: os robustos corpos das mulheres amassados na resistência em terra, o luto nas vestes, a dor nos rostos e o desespero nos punhos cerrados erguidos ao céu.



Difícil é imaginar esta dinâmica de corpos tendo como horizonte o porto de Leixões, encafuada entre um edifício e um bar de praia. Pode ser que um dia alguém lhe dê um lugar mais honroso que sugira a vastidão da beira-mar.

13 comentários:

M disse...

Uma beleza!

Pedro Estácio disse...

Estou completamente de acordo consigo Carlos!

Aliás, eu não conhecia estas esculturas, que são efectivamente muito marcantes... pelo que as suas excelentes fotos nos transmitem :)

Armando disse...

Queria dar os parabéns pelo seu Blog, que demonstra a grande paixão que tem pela nossa cidade do Porto! Tenho sido um leitor assíduo e, de certo modo influenciado pelo seu blog, decidi também criar o meu espaço dedicado à cidade.
Como "amante" do Porto, convido-o a visitar http://fadoqualquer.blogspot.com
.
Continuação de um bom "trabalho/prazer" e continue a mostrar que a nossa cidade é a mais bela do mundo!

Mendes Ferreira disse...

e s p l ê n d i d o
s
t
o
u

derretida!

Daniel disse...

Ainda estou à espera do dia em que as tuas fotos deixem de me surpreender...Espero que nunca chegue.

Abraço ;)

scelta disse...

Olá Carlos, obrigado pelas boas-vindas.

O link para "A Cidade Surpreendente" no meu blog surgiu por conselho de um amigo. E de facto o teu blog dá-nos uma visão positiva do Porto e arredores que nos faz gostar deste nosso país!

amie disse...

estão espectáculo estas fotografias...é engraçado que não tinha ainda reparado nestas esculturas..fui andar de bicla, mas não cheguei aí!:D
bj

guevara disse...

é difícil fazer chegar a mensagem de que a escultura (e consequentemente a pintura) são ferramentas necessárias da nossa (de toda a) cultura.

A todos: estejam mais atentos, olhem com 'olhos de ver'!

Parabéns Carlos!

Kraak/Peixinho disse...

Espectacular. Não conheço tais esculturas. Mas se efectivamente se localizam no sítio que referiste, julgo tb que mereciam melhor lugar. Interessante a associação pintura vs. escultura. E tb o comentário acima (guevara): tudo cultura. Mto bem! Parabéns + 1 vez, Carlos.
Abraço

Cláudio Alves disse...

Fantástico, de novo.
Os meus sinceros parabéns pelas fotos e por todo o blog. Ah!.. e obrigado por estar aqui. :)

Com os meus melhores cumprimentos.

T. disse...

Desejosa de ver in loco, o que nestas fotografias me maravilhou.

Abraço. T.

zebitor disse...

lol ta bonito sim senhor

Metallyptica disse...

Vim aki cair por acaso... andava á procura de informações sobre o Paço Ducal e acabei aki perdida nas maravilhosas fotos.

Estas chamaram-m a atenção, pq tb eu reparei neste grupo escultórico interessantíssimo e tb eu fotografei e colokei no meu blog... Se kiseres ver por outros olhos dá uma saltada a http:\\metallyptica.blogspot.com e vê nos arkivos de Junho (o post começa em http://metallyptica.blogspot.com/2005/06/to-remember-152-fishermen-who-died-in.html#comments).

Parabéns pelas FANTÁSTICAS fotos!